O deploy é uma das principais etapas do desenvolvimento de sistemas, tanto que para facilitar e otimizar esse processo, existem hoje 3 formas de executá-lo. Continue nesse artigo para saber mais sobre cada uma delas!

3 formas de fazer deploy

O deploy tem sido cada vez mais otimizado graças aos recursos de automatização que têm sido criados e evoluídos para realizá-lo. Esses recursos permitem que o deploy seja rápido e ofereça o mínimo risco de erros, tornando o processo mais ágil e seguro.

Confira agora quais são as 3 formas de fazer deploy:

  1. Manual

O modo mais dificultoso de realizar um deploy é manualmente, embora esse seja o método “tradicional” e o utilizado por iniciantes em programação que precisam entender no detalhe, como o deploy funciona. Se não for por isso, não compensa executar o deploy manual, pois, é muito demorado e passível de erros.

Há casos também em que algo muito pontual e rápido tenha sido feito, como algum ajuste, e o programador precisa subir rapidamente para produção. Nesse caso normalmente é feito o deploy manual.

O FTP (Protocolo de Transferência de Arquivo) é o jeito mais comum de realizar esse processo, através da transferência manual de arquivos entre duas ou mais máquinas.

  1. Parcialmente automatizado

O método parcialmente automatizado mais comum de deploy é usando o GIT (não confunda com GITHub). GIT é um repositório de arquivos com controle de versões (facilita muito o versionamento de código fonte), que necessita de alguns comandos humanos para que seja executado. No entanto, o push do branch master, ocorre através de um hook que atualiza o servidor automaticamente. 

Vagas ProgramaThor - Formas de fazer deploy
  1. Completamente automatizado

O deploy totalmente automatizado é uma evolução importante do desenvolvimento de sistemas. Pois com essa automatização é possível garantir maior segurança, qualidade, integridade e, também, eficiência, ao subir sistemas para produção.

Além desses benefícios, o deploy automático oferece também a integração contínua, que se trata da união de diversas versões de um mesmo código-fonte em um repositório central, de modo automático; com a finalidade de realizar testes antes de subir o sistema para produção, de fato. Essa ação facilita e agiliza a descoberta e a correção de bugs.

Essa integração contínua (também conhecida como CI) é uma grande vantagem para sistemas nos quais há diversos programadores atuando, já que facilita a junção dos códigos para testes integrados.

Quanto às ferramentas existentes para realização de deploy automático, existem várias, como por exemplo: Circle CI, Jenkins, GitLab e Azure Pipelines.

Estratégias de execução do deploy

Além das 3 formas de fazer deploy que citamos aqui, há também 3 estratégias para executar esse processo. Confira quais são:

  • Rolling: esta estratégia consiste na mescla de duas versões de código fonte, sendo uma versão antiga e uma nova que substituirá a antiga. No entanto, essa substituição ocorre de modo gradual, conforme a nova versão fica pronta, indisponibilizando a versão antiga somente quando a nova estiver totalmente preparada.
  • Blue-Green: nesse caso, testes são feitos em um ambiente de testes no qual é espelhado o ambiente de produção, sendo o blue uma visão antiga do ambiente e o green a visão espelhada de produção. Essa estratégia é muito importante para sistemas críticos, que requerem testes no cenário “real”.
  • Canary: já nessa estratégia, os próprios usuários do sistema executam os testes finais, sendo liberado para testes somente para uma parte dos usuários. Outra característica dessa estratégia é que nela a nova versão do sistema coexiste com a antiga, estando ambas disponíveis no ambiente de produção.

Qual forma de fazer deploy você mais utiliza?

Se você é programador, conte para nós qual a forma de fazer deploy que você costuma usar e porque você prefere essa. E se você estiver procurando uma oportunidade de trabalho, não deixe de conferir as vagas disponíveis em nossa plataforma! Caso tenha comentários a fazer sobre deploy e formas de realizá-lo, não deixe de escrever aqui!

ProgramaThor - Formas de fazer deploy

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Sobre o autor

Priscila Esperandio Ferrari

Compartilhar