O mercado está em alta, principalmente na área de TI: se você é da área, certamente já deve ter ouvido isso, o que é uma grande verdade.

Muitas vagas permanecem abertas por longos períodos, fazendo a área de RH das empresas batalhar em seus processos de recrutamento e seleção. Os candidatos por sua vez ganham mais poder de negociação e acabam sendo mais exigentes em suas prioridades, sendo uma das principais delas a flexibilidade.

Pesquisas mostram que os profissionais estão exigindo cada vez mais um ambiente flexível para trabalhar, a fim de equilibrar a vida pessoal e o trabalho. Acredita-se que a pandemia acabou gerando essa motivação em massa, seja pela forma de trabalho remoto que muitas empresas tiveram que aderir; seja por todas as reflexões sobre a vida, que os impactos emocionais durante a pandemia acabaram gerando.

Um exemplo dessa mudança de mindset é o movimento da grande renúncia, que tem ocorrido em muitos países. Enfim, para saber mais sobre a flexibilidade no trabalho, continue essa leitura.

Flexibilidade: considere-a no recrutamento e seleção!

Os profissionais de RH têm notado que atualmente, um dos primeiros questionamentos feitos pelos candidatos durante as entrevistas, é com relação ao modelo de trabalho. Além disso, muitos deles têm optado por desistir do processo seletivo caso o modelo de trabalho seja 100% presencial.

Dessa forma, oferecer flexibilidade tem deixado de ser uma opção para a maioria das empresas que desejam continuar realizando processos de recrutamento e seleção eficientes. Poder optar pelo modelo de trabalho que mais agrada se tornou então um quesito totalmente ligado à atração e à retenção de talentos.

A confirmação de que as pessoas têm priorizado a flexibilidade no modelo de trabalho é que conforme estudos recentes: 43% dos candidatos priorizam o modelo de trabalho, enquanto 32% priorizam o salário, 14% a reputação da empresa e 12% os benefícios.

Home office full x modelo híbrido

Embora haja muitas empresas que aderiram ao regime 100% remoto, a maioria das empresas que decidiram alterar seu modelo de trabalho pós pandemia, têm optado por um regime híbrido, o que parece estar sendo considerado ideal pela maioria dos profissionais.

Pesquisas mostram que 77% das pessoas optam pelo modelo híbrido, enquanto 17% gostariam de seguir em home office full e somente 6% se sentem confortáveis em atuar de maneira 100% presencial.

Isso explica, inclusive, por que muitos profissionais têm pedido desligamento das empresas que não oferecem flexibilidade no modelo de trabalho.

Vagas ProgramaThor - Flexibilidade

Aprimore o processo de recrutamento e seleção da sua empresa

Com o movimento de mercado que mostra os profissionais priorizando a flexibilidade acima de tudo, as empresas têm se preocupado e buscado estratégias para garantir a permanência de seus melhores talentos. 

Para isso, além de adotar um regime flexível de trabalho, muitas empresas têm aprimorado suas estratégias durante os processos de recrutamento e seleção, a fim de se tornarem mais interessantes para os candidatos.

Algumas dicas para esse aprimoramento são:

  • Apostar em uma descrição perfeita de vagas;
  • Destacar as oportunidades de desenvolvimento e crescimento na carreira;
  • Mostrar as iniciativas de engajamento da empresa;
  • Apostar em uma Cultura Organizacional humana e diversificada;
  • Promover valores éticos;
  • Reforçar a apresentação dos benefícios que a empresa oferece.

Soft skills essenciais em uma empresa com flexibilidade no modelo de trabalho

Vale ressaltar que assim como em qualquer mudança no ambiente corporativo, para que o trabalho flua com eficiência em um regime de trabalho flexível, é preciso que algumas habilidades comportamentais sejam desenvolvidas nos colaboradores. As principais delas são:

  1. Comprometimento: é essencial para que o time permaneça executando suas funções de maneira engajada e proativa, durante o trabalho remoto.
  2. Comunicação: à distância, a comunicação precisa ser ainda mais fluída, clara e objetiva, de modo a garantir que o compartilhamento de informações não perderá a qualidade.
  3. Adaptabilidade: a habilidade de se adaptar às mudanças é essencial para continuar desempenhando um bom trabalho, apesar das adversidades.
  4. Senso de dono: quando um colaborador se comporta como dono da empresa o exercício da sua atividade é realizando com alta eficiência e comprometimento, independentemente de onde ele esteja executando as suas atividades.

Você considera a sua empresa flexível?

Por mais desafiador que pareça ser, implementar um modelo flexível de trabalho tem sido essencial, e as empresas devem encarar essa mudança como uma necessidade real. Afinal, o mundo mudou em diversos aspectos depois da pandemia e as empresas precisam acompanhar essas tendências se desejam se manter competitivas. 

Qual modelo de trabalho é o ideal para você? Você conhece os prós e contras do home office? Deixe aqui as suas dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema!

ProgramaThor - Flexibilidade

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar