Se você conferiu nosso conteúdo sobre Cidades Inteligentes, deve estar se perguntando quais cidades já podem ser consideradas inteligentes, não é mesmo? E talvez você esteja pensando em cidades de outros países, apenas.

Pois bem: você sabia que no Brasil existe a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, um órgão brasileiro que, junto com a FNP (Frente Nacional de Prefeitos) e à Rede Mundial de Cidades Inteligentes e Humanas, sediada na Europa; coordena e apoia estratégias de modernização e inovação nas cidades do nosso país?

O objetivo dessas instituições é implementar pesquisas e o uso de programas que estimulem soluções que proporcionem maior qualidade nos serviços públicos, além do aumento da qualidade de vida da população. Um bom exemplo de Cidades Inteligentes são aquelas que já usam a tecnologia 5G.

Continue essa leitura então e conheça algumas Cidades Inteligentes no Brasil e no mundo!

Exemplos de Cidades Inteligentes

Conheça aqui algumas cidades que já aderiram às iniciativas propostas para as Cidades Inteligentes:

  1. Rio de Janeiro

Como algumas regiões do Rio de Janeiro têm o histórico de desastres naturais e, infelizmente ainda há o potencial de novas ocorrências, no ano de 2010 foi implantado o COR – Centro de Operações Rio, que tem a finalidade de integrar órgãos e agências importantes para atuar nesses casos, além de realizar o monitoramento proativo de vários locais da cidade, que pode inclusive usar tecnologias como o Zabbix.

  1. Porto Alegre

Parecido com o Centro de Operações do Rio de Janeiro, o CEIC – Centro Integrado de Comando funciona em Porto Alegre, integrando diversos serviços de utilidade pública como segurança, serviços de urgência médica, de defesa civil, de saneamento básico, transporte público, etc. 

Usando câmeras equipadas com sensores de movimento, sensores de deslocamento e recursos de ampliação, são monitorados os principais locais públicos da cidade.

  1. Campinas

No caso dessa cidade (e algumas outras espalhadas pelo Brasil), a inteligência aplicada ficou por conta de uma empresa específica, que é a CPFL Energia. Usando uma tecnologia denominada Smart Grid, os dados de consumo de energia de milhares de consumidores são aferidos automaticamente e em tempo real.

Vagas ProgramaThor - Exemplos de Cidades Inteligentes
  1. Songdo, Coreia do Sul

Songdo é considerada uma das mais famosas Cidades Inteligentes do mundo. Sua construção teve início em 2005 e conta com uma estrutura urbana totalmente planejada e interligada; com foco em soluções para mobilidade urbana e espaços sustentáveis. 

O grande destaque é o método de coleta e reciclagem de lixo: há uma interligação entre todos os imóveis da cidade, possibilitando que todo o lixo seja sugado para tubos subterrâneos, para em seguida serem automaticamente classificados e enviados para reciclagem, bem como, enterrados ou transformados em combustível.

Já o tráfego é monitorado através de sensores subterrâneos que, inclusive, reprogramam os semáforos se necessário. E ainda falando em sustentabilidade, há a opção de se locomover pela cidade utilizando táxis aquáticos.

  1. Sant’Ana, Estados Unidos

Essa cidade possui um sistema de reutilização de água, que trata até mesmo água de esgoto, tornando-a apropriada para reúso. Isso é possível utilizando produtos químicos e luz ultravioleta, que isolas as partículas de sujeira, além de bactérias e protozoários, até purificar totalmente a água.

  1. Copenhague, Dinamarca

Com foco em reduzir o uso de combustíveis fósseis, Copenhague aposta na tecnologia para diminuir as emissões de carbono na atmosfera, promovendo o uso de ciclovias, por exemplo. Para isso, a cidade preparou uma infraestrutura apropriada, com a construção de novas ciclovias, estacionamentos para bikes, adaptação de transportes públicos para transportar bicicletas etc.

Além disso, as ciclovias possuem semáforos exclusivos que, através de sensores, controlam os ciclistas  que pedalam em média 20 km/h para que eles peguem os semáforos abertos. As bicicletas alugadas contam com GPS e sensores que monitoram a qualidade do ar e o trânsito em tempo real. 

  1. Barcelona, Espanha

Barcelona é considerada líder no uso de Internet das Coisas, pois, utiliza essa tecnologia em diversas finalidades criativas e sustentáveis, como:

  • Iluminação inteligente nas áreas urbanas, incluindo o uso de LED que acendem através de sensor de movimento;
  • Uso de veículos elétricos;
  • Disponibilização de Wi-Fi em transportes e locais públicos;
  • Serviço inteligente com sensores que apoiam os cuidados da população idosa e deficiente;
  • Uso de sensores que coletam dados ambientais;
  • Sensores de chuva que captam água para irrigar parques públicos.

Você conhece algumas dessas Cidades Inteligentes?

Se sim, conte aqui a sua experiência! Você acredita que no futuro, todas as cidades serão inteligentes? Quais os impactos disso para a sociedade? Deixe aqui seus comentários e dúvidas sobre o tema!

ProgramaThor - Exemplos de Cidades Inteligentes

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Sobre o autor

Priscila Esperandio Ferrari

Compartilhar