Você sabia que o Brasil é um dos países que lidera o ranking dos que possuem mais processos trabalhistas? Pois é, e infelizmente, os processos trabalhistas têm sido um dos principais motivos de falência de micros e até grandes empresas, causando um grande impacto financeiro nas mesmas.

Por isso, é importante saber como proceder para que diminua os riscos de processos trabalhistas, despesas e prejuízos à sua empresa. A legislação trabalhista brasileira conta com 2400 regras, o que torna fácil encontrar alguma brecha para que os funcionários entrem com algum processo trabalhista contra a empresa.

Dessa forma, a empresa precisa seguir as leis trabalhistas de acordo com a CLT, caso contrário, pode acumular muitos processos. Ela pode também, tomar algumas ações que ajudem a diminuir a motivação dos funcionários em processá-la. Para saber mais sobre como diminuir os processos trabalhistas, continue a leitura!

Dicas para diminuir os processos trabalhistas

Para diminuir os riscos de processos trabalhistas, confira algumas dicas:

  1. Mantenha boas relações com seus funcionários

É importante manter um bom relacionamento com o funcionário, para que se necessário, seja mais fácil realizar um acordo. Além disso, o respeito e a aceitação de todo e qualquer funcionário é fundamental, principalmente em tempos que se fala tanto em diversidade.

Além disso, manter uma boa relação com os funcionários faz com que os mesmos desenvolvam empatia com a empresa, o que ajuda a desencorajá-los a entrar com quaisquer processos trabalhistas.

A empresa precisa conhecer seus funcionários assim como os funcionários o seu líder, de modo a criar relações de confiança que contribuam para diminuir conflitos que possam se tornar processos na justiça.

  1. Qualifique e valorize os funcionários

A qualificação dos funcionários é essencial, pois, motiva-os a trabalhar bem e produzir mais, além de ficarem mais satisfeitos com o trabalho e a empresa. Outro ponto é que quando a empresa investe no funcionário, ele tende a se sentir valorizado e grato.

É preciso também ter um plano de carreira definido, com capacitação e reconhecimento. Dificilmente um funcionário que se sinta motivado na empresa, satisfeito com o trabalho que executa e que tem um plano de carreira; processará a empresa.

  1. Evite falhas que causam muitos processos trabalhistas

É preciso ficar atento as falhas que ocorrem da admissão ao desligamento do funcionário, pois, algumas dessas falhas são as maiores causas de processos trabalhistas. Não deixar algumas informações bem claras no momento da contratação, é uma dessas falhas.

Entre elas estão o tempo de intervalo de descanso, realização de horas extras, cláusulas do contrato e a diferença salarial entre os funcionários. Essas informações precisam estar muito bem acordadas entre funcionário e empresa, pois, são as que mais causam reclamações por parte dos funcionários e que costumam gerar processos trabalhistas. No momento do recrutamento e seleção você já pode detalhar esses pontos com bastante ênfase.

  1. Conheça a legislação trabalhista

A legislação trabalhista brasileira é muito ampla, por isso, pode ser difícil conhecer os pontos básicos da lei e ainda ficar atento a reforma trabalhista feita há cerca de três anos. Empenhe-se em entender o máximo que puder sobre isso.

É preciso que o empregador saiba as suas obrigações e seja claro aos funcionários quanto aos seus deveres e direitos. A parte mais específica pode ficar como responsabilidade de uma contabilidade, do departamento de recursos humanos ou departamento jurídico.

Existem ainda empresas especializadas e qualificadas nesse ramo, que podem ser contratadas para que diminua ainda mais os riscos de processos trabalhistas.

Coloque essas dicas em prática e ajude a sua empresa!

Como mostrado acima, é possível diminuir os riscos de processos trabalhistas e, consequentemente, os prejuízos; seguindo algumas dicas básicas. Isso ajuda também que o nome da empresa fique marcado por esses tipos de processos.

Gostou do assunto e quer saber mais? Escreva aqui!

riscos de processos trabalhistas

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar