Se você está buscando conteúdos na internet para aprender mais sobre data science, e quem sabe pretende até se aprimorar para encarar uma carreira de Cientista de Dados, saiba que é importante aprender também sobre Database NoSql. 

Continue essa leitura e fique por dentro, principalmente se você for programador e estiver em busca de uma vaga de trabalho. Aprendendo mais sobre temas variados, você torna o seu currículo mais competitivo e adequado às exigências do mercado!

Database NoSql – o que é?

O termo Database NoSqL é uma nomenclatura relacionada ao armazenamento de dados, sendo referente a uma base de dados que armazena dados não relacionais.

Vale ressaltar também que o termo NoSqL não se refere a uma tecnologia específica, podendo ser usado por qualquer tecnologia que não possua natureza relacional, sendo essa característica essencial para o Big Data.

Quanto ao porquê do termo NoSqL, é devido o SQL ter se tornado um padrão mundial de linguagem para manipulação de dados relacionais. Dessa forma, o termo NoSQL foi pensado para definir o que não é relacional.

Exemplos de Database NoSqL

Confira aqui alguns dos Database NoSqL mais utilizados atualmente. Eles possibilitam recursos de armazenamento como graph databases, key-value stores e document stores, que proporcionam mais agilidade, flexibilidade e escalabilidade no acesso e armazenamento de dados não estruturados.

  1. Cassandra

Criada pelo Facebook, essa opção é muito popular. Trata-se de um banco de dados gratuito e de código aberto otimizado para clusters, sendo o seu diferencial o fato de ser descentralizado e distribuído em vários datacenters. Além disso, trabalha com atualização assíncrona e design master, proporcionando baixa latência. 

Orientado por coluna, o Cassandra oferece pesquisas mais rápidas devido a facilidade de localizar registros nas linhas que contém seus dados armazenados verticalmente, o que torna a busca muito prática. 

  1. Redis

Esse é o Database NoSql do tipo key-value store (permite a atribuição de valores às chaves de acesso facilitando a busca – como em mapas hash de dicionários Phyton) mais popular e um dos mais amplamente utilizados no mercado para essa finalidade. 

Além disso, muitas APIs vêm sendo desenvolvidas para as mais variadas linguagens de programação, permitindo que o uso do Redis seja uma opção de fácil utilização para os programadores.

Vagas ProgramaThor - Database NoSql
  1. MongoDB

Esse Database NoSql é atualmente o mais utilizado no mercado, sendo inclusive um software livre, de código aberto. Ele usa uma arquitetura parecida com JSON para armazenar dados, utilizando como se fosse um documento com campos e valores.

Mas seu maior diferencial se dá pelo fato de oferecer recursos importantes para o funcionamento de uma aplicação em produção: como balanceamento de carga, indexação, facilidade de consulta, etc.

  1. HBase

Também orientado a coluna, esse é um DataBase NoSql criado e disponibilizado gratuitamente pelo Google. Sua popularidade se dá principalmente pela sua relação com o Hadoop (plataforma Java para clusters, que visa processamento de grande volume de dados). Essa combinação possibilita a busca eficiente de dados dispersos e distribuídos, tornando as aplicações que o utilizam mais robustas e performáticas.

  1. Neo4j

Baseado em Graph Database, esse tem sido o Database NoSql mais popular dessa categoria e seus dados são acessados através de uma linguagem semelhante ao SQL, denominada CQL (Cypher Query Language). Também de código aberto, ele funciona com arestas que relacionam os vértices da base, que por sua vez relacionam as instâncias de dados entre si.

Para uso com mineração de dados e reconhecimento de padrões, o modelo Graph Database costuma ser muito eficiente. 

  1. Amazon DynamoDB

Esse é um Database NoSqL na nuvem oferecido pela Amazon (AWS), compatível com armazenamento de key-value stores e document stores. Oferece um modelo flexível de armazenamento de dados, com ótimo desempenho e escalabilidade automática. Isso faz com que o Amazon DynamoDB seja um modelo ideal para aplicativos de smartphones, games e IoT.

O que você achou desse conteúdo?

O uso de Big Data está em alta, ainda mais durante a pandemia e cerca de 80% desse tipo de base de dados não é estruturado, justamente pela quantidade enorme de dados que armazena. 

Isso porque armazenar e processar uma grande quantidade variada de dados em bancos relacionais não é viável, se fazendo então mais necessário do que nunca o uso dos Database NoSQL.

Esperamos que você tenha entendido o que é a como funciona um Database NoSql. Lembrando que se você tiver dúvidas, comentários ou até mesmo informações extras importantes sobre esse tema, não deixe de comentar aqui e contribuir com informações para outros leitores!

ProgramaThor - Database NoSql

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar