Que a tecnologia é responsável por facilitar e agilizar as mais diversas atividades do dia a dia do time, todos os gestores sabem. Mas e que a tecnologia é capaz de melhorar o engajamento dos colaboradores, você sabia? Pois bem: acompanhe esse conteúdo e entenda como usufruir dos benefícios tecnológicos para tornar o seu time mais motivado e melhorar o clima organizacional da sua empresa!

Por que é importante melhorar o engajamento do time?

Toda empresa que deseja alcançar o sucesso, sabe que precisa contar com um time engajado e motivado para realizar suas tarefas da melhor forma. Por isso, é bem importante fazer uso de todos os recursos possíveis para manter o engajamento do time lá em cima.

Um time engajado trabalha de forma coesa, sempre comprometido com o objetivo principal do negócio, além de se dedicar muito mais para entregar qualidade com agilidade, aprimorando a performance. Gente feliz e motivada, trabalha feliz e motivada. Simples assim.

A boa notícia é que isso pode ser mais fácil do que parece, se você contar com ferramentas tecnológicas e algumas automações de processos. Com esses recursos dá para potencializar os resultados do time e, consequentemente, do negócio.

Como usar a tecnologia para melhorar o engajamento do time

Confira aqui como a tecnologia pode ser muito útil na hora de melhorar o engajamento do seu time, através do uso de ferramentas e plataformas:

Invista na capacitação através de tecnologia

Ferramentas de tecnologia que apoiam a capacitação do time são muito importantes. Afinal, é comprovado que funcionários capacitados se sentem importantes para a empresa e isso gera maior engajamento. Quando uma pessoa desenvolve soft ou hard skills, ela se sente valorizada e impulsionada a dar o seu melhor. 

Portanto, uma boa dica é usar e abusar das diversas ferramentas e plataformas existentes para capacitação e até mesmo para acompanhamento de PDI. Inclusive, muitas delas possibilitam ensino à distância, o que vem muito a calhar nessa época em que a grande maioria dos profissionais mantém o regime home office, ainda que por alguns dias da semana.

tecnologia e engajamento

Use tecnologias para integrar e divertir o time

Já ouviu falar no termo gamificação? Pois bem: se trata de um conceito relacionado a utilização de jogos para fixar conhecimento. Assim, os treinamentos que a empresa oferece, podem fazer uso de games para divertir e engajar o time.

Além disso, há diversas plataformas que possibilitam interação digital, super útil durante o home office, por exemplo. Dá para realizar jogos online entre times, gincanas, amigo secreto, quiz e muito mais. Tudo isso pode ser usado em um happy hour online ou até mesmo durante reuniões de time, para gerar um momento de descontração e engajamento.

Aprimore a comunicação usando tecnologia

Em lugares nos quais a comunicação é fluida e transparente, as pessoas sentem mais confiança nos colegas e gestores, bem como reconhecem com mais facilidade o seu papel no time. É importante então usar a tecnologia para melhorar a comunicação.

Há diversas plataformas destinadas à comunicação interna, que permitem a troca de ideias entre funcionários, ampliando a comunicação entre áreas e dando mais ritmo ao dia a dia das demandas. Há inclusive tecnologias como chatbots, que podem ser utilizadas para melhorar a experiência do colaborador.

A tecnologia a favor da autonomia

Profissionais que possuem autonomia para atuar em suas atividades e tomar decisões sobre as melhores estratégias de execução das suas responsabilidades, se sentem mais comprometidos e engajados.

Sistemas que ajudam a controlar o fluxo de atividades permitem que o profissional trabalhe com maior autonomia, o que ajuda a evitar a sensação de pressão diante da necessidade da presença constante do gestor.

Use a tecnologia para melhorar o engajamento do seu time, já!

Ficou claro que investir em estratégias de engajamento é algo fundamental para apoiar o sucesso da sua empresa e que existem recursos tecnológicos que podem ajudar muito a melhorar o engajamento do seu time. Não deixe de aproveitar essas dicas para garantir que os seus funcionários se mantenham motivados e felizes em fazer parte da empresa, dando o seu melhor para que os resultados sejam alcançados. 

Você gostou desse conteúdo? Deixe aqui as suas dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema!

tecnologia e engajamento

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar