Certamente você já deve ter ouvido falar em Inteligência Artificial ou nas siglas IA ou AI (Artificial Intelligence). Afinal, essa tecnologia nunca esteve tão em alta! Acompanhe esse conteúdo e saiba mais sobre IA! Descubra que não se trata da dominação do mundo pelos robôs como os teóricos de conspiração pensam, mas de uma área revolucionária da tecnologia, que visa apoiar soluções muito eficientes para o dia a dia das pessoas. Confira!

O que é Inteligência Artificial

Considerada um campo de estudo acadêmico por sua infinidade de possibilidades em agregar valor e transformar o dia a dia dos seres humanos, a Inteligência Artificial é um ramo da ciência da computação que estuda e elabora a construção de tecnologias compostas por mecanismos inteligentes, que chegam a se assimilar à inteligência humana.

Muitas soluções já desenvolvidas utilizando Inteligência Artificial são capazes de raciocinar, tomar decisões, fazer diferenciações e comparações, solucionar problemas e até mesmo aprender constantemente.

Os ganhos que a IA trouxe para a TI

A Inteligência Artificial trouxe muitos benefícios para a TI, ajudando a solucionar problemas existentes, facilitar soluções que seriam extremamente complexas sem IA e ajudando a tornar muitas soluções mais robustas. Confira alguns dos benefícios que a área de TI conquistou com a IA:

  • Marketing personalizado para melhorar as experiências de compras a partir do reconhecimento de características e comportamentos dos clientes;
  • Automatização de interação com clientes, como é o caso dos chatbots;
  • Interação em tempo real com clientes, como ocorre com alguns de sistemas de transportes;
  • A chegada da computação na nuvem e o processamento Big Data;
  • Mineração de dados para oferecer a diversos clientes opções que lhe interessem;
  • Automatização de processos operacionais;
  • Identificação de padrões para apoiar a análise de dados.
vagas programathor

Exemplos de uso de IA

Para ficar mais simples de reconhecer o uso de Inteligência Artificial no dia a dia, veja algumas tecnologias que a usam:

  • Equipamentos eletrônicos que usam reconhecimento facial;
  • Os banners de propaganda que aparecem durante a navegação na internet, mostrando itens do seu interesse;
  • Ar condicionado que usa o controle inteligente de temperatura;
  • Sistemas de streaming de filmes ou músicas que mostram opções de acordo com a sua preferência;
  • Aparelhos de assistência por voz, como a Alexia da Amazon;
  • Assistente inteligentes como a Siri da Apple, a Bia do Bradesco ou a Cortana do Windows.

Como se especializar em Inteligência Artificial

Se você é do ramo de TI e gostaria de se especializar em Inteligência Artificial, você pode procurar cursos que envolvam os aprendizados relacionados as técnicas relacionadas a inteligência dos sistemas, como:

Quer fazer parte da transformação digital com a Inteligência Artificial?

Se você se interessa pelo tema e gostou de entender um pouco mais sobre a Inteligência Artificial e suas aplicações em TI, aperfeiçoe-se no tema! O mercado está crescendo nesse ramo da ciência computacional e oportunidades não vão faltar! No blog da ProgramaThor, temos um artigo sobre Machine Learning, vale a pena conferir! Caso haja dúvidas sobre o tema, bem como sugestões e comentários, escreva aqui! Continue acompanhando o blog para mais conteúdos interessantes como este.

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar