A computação na nuvem é uma tecnologia que está em alta e promete trazer muita revolução no dia a dia dos profissionais de TI. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é computação na nuvem?

Serviços relacionados a computação e que estejam armazenados e disponíveis na internet (também conhecido como armazenamento em Cloud) geram o conceito de computação na nuvem. Alguns exemplos desses serviços são:

  • Banco de dados;
  • Softwares;
  • Sistemas de análise de dados;
  • Servidores diversos; etc.

A computação na nuvem proporciona soluções mais rápidas e robustas, recursos mais flexíveis, além de redução de custos; sendo esse último um dos maiores atrativos de quem se interessa por ela. Isso porque se paga somente pelos serviços à disposição na nuvem, reduzindo custos com infraestrutura, custos operacionais e até mesmo custos relacionados a segurança.
Os principais serviços funcionam em uma rede mundial de datacenters extremamente seguros e robustos; atualizados regularmente com sistemas e infraestrutura de ponta. É por isso tudo que a computação da nuvem tem sido uma das maiores inovações tecnológicas da atualidade. A computação na nuvem é muito útil para quem trabalha com DevOps, devido a agilidade e facilidade de acesso aos recursos.

vagas programathor

Benefícios da computação na nuvem

Embora a computação na nuvem seja parte importantíssima da transformação digital que o mundo vive atualmente, algumas empresas ainda oferecem certa resistência para migrar da versão tradicional de armazenamento e disponibilização de recursos computacionais, para essa nova realidade. Por isso, é importante destacar os motivos pelos quais a maioria das empresas têm apostado nos serviços de computação na nuvem:

  • Custos: sem dúvidas, conforme citado acima, a redução de custos tem sido fator fundamental para quem opta pela computação na nuvem. Isso porque essa inovação não possui custos com aquisição de software e hardware, energia, alguns profissionais de TI, etc;
  • Tendência de mercado: as empresas que apostam no uso de Cloud estão acompanhando uma tendência global de inovação tecnológica e, ao que tudo indica, no futuro, cada vez mais os datacenters e demais recursos físicos de TI, ficarão obsoletos. Por isso, acompanhar os avanços tecnológicos é muito importante;
  • Segurança: os provedores na nuvem costumam oferecer os mais modernos recursos de segurança e isso é fundamental, principalmente nesse momento em que o mundo vive um aumento considerável nos ciberataques. São tecnologias, controles e políticas, que protegem dados, aplicativos e infraestrutura;
  • Agilidade: como a maioria dos serviços disponíveis na computação na nuvem são disponibilizados sob demanda ou por autosserviço, há muito mais velocidade e agilidade na utilização dos recursos em Cloud. Com isso, mesmo uma grande quantidade de recursos computacionais podem ser provisionados com muito mais rapidez e facilidade;
  • Dimensionamento adequado: a computação na nuvem possibilita fornecer a quantidade adequada de recursos computacionais, sem onerar os serviços ou comprometer a performance. Isso, independentemente da localização geográfica;
  • Produtividade: há um aumento significativo na produtividade do time de TI das empresas que apostam na computação na nuvem, pois, não há necessidade de todo o suporte comumente necessário em datacenters locais tradicionais;
  • Confiabilidade e disponibilidade: com o espelhamento dos dados em diversos locais na nuvem, há a contingência necessária para garantir a confiabilidade e a disponibilidade das informações, sempre que necessário.

Você está preparado para trabalhar com essa inovação?

Como um bom profissional de TI, você deve saber o quanto é fundamental se manter atualizado sobre as inovações que surgem o tempo todo no mercado, principalmente para quem deseja alavancar na carreria de TI. Afinal, estar atualizado é um diferencial importante para quem pretende conquistar as melhores oportunidades de trabalho, como ótimas vagas de programador!

Por isso, aprofunde-se no tema computação na nuvem e aprenda mais sobre isso! Lembrando que se tiver dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema, você deve escrever aqui!

o que é computação na nuvem

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar