Vivendo em uma era na qual a comunicação nunca foi tão ativa, principalmente por conta das facilidades e modernidades que a o mundo digital trouxe; é compreensível que o aumento de dados circulando seja significativo. 

Quando falamos das empresas então, a possibilita de capturar e armazenar dados ficou ainda maior e mais fácil, fazendo com as empresas tenham uma fonte enorme e valiosa de informação, ao seu alcance. Mas será que é fácil manipular e tratar esses dados? O Big Data possui uma missão importante, sobre isso! Acompanhe o artigo e saiba mais! 

O que é Big Data e para que serve essa tecnologia

Big Data pode ser definido como um conceito que descreve uma enorme quantidade de dados, sejam eles estruturados ou não. Esses dados são gerados com grande frequência e agilidade, fazendo necessária tecnologias (e conhecimento!) que seja capazes de criar meios de capturar esses dados, realizar a manutenção de modo seguro e confiável, além é claro, de permitir a manipulação desses dados para geração de informações de valor para o negócio da empresa.

vagas programathor

Por que o Big Data tem sido cada vez mais importante para as empresas

Vale lembrar que o Big Data é um conceito antigo, afinal, mesmo antes de existir tecnologias computacionais ou digitais, dados sempre foram gerados. No entanto, esse conceito tem sido muito mais difundido e se tornado importante, devido aos avanços tecnológicos e a necessidade de usar esses dados com mais rapidez e eficiência.

Dessa forma, as empresas buscam cada vez mais, soluções e profissionais especializados em Big Data, para que possam usufruir da melhor forma dos dados coletados pelos processos de negócio da empresa. Muitas delas, inclusive, possuem departamentos ou times específicos para tratar dados.

Um exemplo simples para entender a importância do Big Data para o negócio, é a possibilidade de, a partir do comportamento de usuários de um aplicativo de smartphone, capturar uma tendência de mercado e então, poder criar uma nova estratégia para alavancar os negócios da empresa.

Como se especializar em Big Data

Para se tornar um profissional especializado em Big Data você precisa:

  • Aprofundar os seus conhecimentos em matemática e estatística;
  • Saber trabalhar com Bancos de Dados estruturados e não estruturados;
  • Entender mais sobre o conceito de Big Data;
  • Conhecer bem sobre o mercado e os negócios da empresa ou do ramo no qual pretende atuar;
  • Dominar técnicas e tecnologias de manipulação, visualização e apresentação de dados.

Para se tornar ainda mais especializado, você pode se tornar um Cientista de Dados, aprendendo sobre Machine Learning, Inteligência Computacional, Linguagem R, etc. Além disso, é importante se dedicar ao aprendizado e ficar sempre por dentro dos novos conceitos que surgirem, tecnologias e necessidades do mercado.

o que é Big Data

Você já tinha ouvido falar nesse conceito?

Talvez você não tenha ouvido falar sobre o Big Data especificamente, mas já tenha parado para pensar na importância do uso correto dos dados e o quanto isso pode contribuir para os negócios de qualquer empresa. Se você se interessa pelo tema, aproveite então as dicas desse conteúdo e torne-se um profissional Big Data!

No blog da ProgramaThor, temos um artigo sobre Machine Learning, vale a pena dar um conferida! Lembrando que, caso haja dúvidas, sugestões, comentários ou dicas; não deixe de escrever aqui!

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar