Depois de entender o que é computação na nuvem e quais as características desse conceito de utilização da nuvem; você descobrirá nesse artigo quais são alguns dos principais usos da computação na nuvem. Fique por dentro!

Usos da computação em nuvem

Vamos abordar aqui quais são os principais usos da computação na nuvem. Afinal, são muitos e, provavelmente, você e sua empresa já faça muitos desses usos e talvez nem saibam. 

Ver filmes, ouvir música, armazenar arquivos e compartilhar fotos, enfim, tudo isso através de recursos online, só é possível graças a computação na nuvem. Viu como ela já faz parte do seu dia a dia?

Confira então alguns exemplos dos mais comuns usos da computação na nuvem:

Desenvolvimento de aplicações direto na nuvem

É possível realizar a implementação completa de uma aplicação utilizando todos os recursos na nuvem, seja um aplicativo móvel, web ou API. Tecnologias provenientes da computação na nuvem como o conceito de contêiner, kubernetes, microsserviços, DevOps, etc.; facilitam e otimizam esse processo.

Execução de testes e compartilhamento de resultados

É possível reduzir o tempo de execução de testes e gerar relatórios em tempo real que permitem agilizar as correções. Além disso, o compartilhamento dessas informações possibilita testes à distância e executados em simultâneo.

Armazenamento e backup com alto nível de segurança

Não há dúvidas de que atualmente, armazenar informações na nuvem é a maneira mais segura de manter dados protegidos, disponíveis e íntegros. Além disso, o acesso quando necessário também é mais fácil e muito mais barato e escalonável. Lembrando que tudo isso é essencial em tempos de LGPD.

O blockchain, por exemplo, só é possível com o uso de computação na nuvem, sendo esse um dos recursos atuais que mais fornecem segurança à informação.

vagas programathor

Recuperação de dados

Recuperar dados também se tornou muito mais fácil através da computação na nuvem, devido ao particionamento e contingência que os servidores online, possibilitam.

Unificação e alta disponibilidade de dados com Big Data

Quando vários times necessitam dos mesmos dados para desenvolver suas atividades, a melhor solução é disponibilizá-los na nuvem. Isso porque o acesso é possível de qualquer local, além do que serviços de nuvem com machine learning, facilitam a tratativa desses dados, possibilitando maior agilidade e assertividade nas tomadas de decisão de negócio.

Execução e transmissão de áudio e vídeo em tempo real

É muito mais fácil se comunicar com o público-alvo do seu negócio, a qualquer momento e no mundo todo, através do compartilhamento de vídeo e áudio em alta definição e em tempo real.

Obtenção de software sob demanda e redução de custos

Conhecida como modalidade SaaS (software como serviço), esse modo de adquirir o uso de softwares sob demanda possibilita usufruir das versões mais atualizadas, sempre que necessário, pagando somente pelo que utilizar. Isso, sem que seja necessário comprar a licença do software e eventualmente ter de arcar com suas atualizações, como era o modo mais tradicional de adquirir softwares.

Cloud container

O cloud container nada mais é do que um recurso da computação na nuvem que permite manter todas as configurações do seu sistema, armazenados e disponíveis na nuvem. Dentre diversas vantagens, podemos destacar o não comprometimento do desempenho do hardware com aplicações pesadas e atualizações constantes.

A computação na nuvem veio para ficar!

Não há dúvidas de que essa inovação é extremamente dinâmica e robusta, por isso, a computação na nuvem certamente será cada vez mais utilizada por empresas e instituições em todo o mundo. Inclusive, se trata de uma das tendências de TI para 2021.

Você concorda com a percepção sobre as vantagens do uso de computação na nuvem? Deixe aqui os seus comentários!

usos de computação na nuvem

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar