Vivemos um momento no qual muito se houve falar em transformação digital. Mas, apesar de todo mundo estar ciente dos avanços tecnológicos que não param e trazem cada vez mais inovações ao nosso dia a dia, nem todos entendem exatamente o que é uma transformação digital e o que isso impacta em nossas funções profissionais, empresas e até mesmo em nossas vidas. Portanto, acompanhe esse conteúdo e fique por dentro!

O que é transformação digital?

Se pensarmos de forma básica nesse termo, podemos defini-lo como uma “virada de chave” no modo como resolvemos problemas e executamos as mais variadas atividades do nosso dia a dia, do jeito manual e “tradicional” para um jeito moderno e inovador, através de soluções tecnológicas.

Desse modo, ao falarmos no ambiente organizacional, entendemos que a transformação digital se refere ao momento de mudanças em que as empresas passam a criar/usar soluções digitais em seus negócios, oferecendo recursos automatizados (como o uso de chatbots na otimização de processos, por exemplo), dinâmicos e modernos para otimizar seus processos e resultados.

Alguns dos problemas mais comuns do ambiente organizacional e que são resolvidos com a transformação digital dos negócios, são:

  • Desempenho ruim de processos, 
  • Baixa produtividade de time, 
  • Baixa agilidade nas entregas,
  • Falta de eficácia nos processos,
  • Uso de recursos tecnológicos obsoletos,
  • Falta de conectividade com cliente,
  • Captura, tratativas e uso de dados, de maneira ruim,
  • Processos onerosos,
  • Excesso de atividades manuais e passíveis de erros,
  • Desvantagem em relação à concorrência.

Agora falando sobre como a transformação digital ocorre, vale frisar que tudo deve começar a partir de uma mudança estrutural nas organizações (quando não, de uma mudança de mindset, das lideranças). 

Isso porque, ao contrário do que algumas pessoas pensam, essa transformação vai muito além da área de TI da empresa, pois, é imprescindível que ela envolva toda a estrutura do negócio e todas as pessoas da organização. Somente assim é possível alcançar os resultados esperados.

Em seguida, são levantados todos os processos da empresa, bem como mapeadas oportunidades de melhoria, além do levantamento de skills necessários para que a transformação ocorra (tanto skills técnicos quanto soft skills). Em seguida, é traçado um roadmap para elencar as etapas da transformação e dar visibilidade do que será feito.

Enfim, isso é apenas um resumo básico de como acontece a transformação digital, pois, esse movimento requer um planejamento estratégico detalhado, com o envolvimento e comprometimento de todo o time.

Vagas ProgramaThor - Transformação digital

As vantagens da transformação digital

O mais importante a destacar aqui, é que passar pela transformação digital é uma necessidade real das empresas que não querem ficar para trás. Modernizar os negócios e oferecer recursos tecnológicos para execução das rotinas, produção e atendimento ao cliente; não é mais uma opção, mas uma obrigação das empresas que não querem ser deixadas de lado por um público que está cada vez mais exigente e conectado.

Para reforçar a importância da transformação digital, confira aqui as principais vantagens dela:

  • Uso da tecnologia para melhora de desempenho;
  • Aumento de alcance da marca no mercado;
  • Modernização da marca;
  • Conquista de um público mais jovem e “antenado”;
  • Garantia de resultados melhores;
  • Maior facilidade para levantamento de resultados e geração de KPIs;
  • Melhora significativa na experiência do usuário;
  • Melhor gestão de processos e de pessoas;
  • Time mais engajado e comprometido;
  • Ampliação de produtos e serviços.

Transformação digital e oportunidades no mercado de TI

Não há dúvidas do quanto a transformação digital abre portas para os mais variados perfis de profissionais de TI, como programadores, arquitetos, engenheiros de software, analistas, perfis mais novos como cientistas de dados e muito mais!

Por isso, se você está em busca de uma oportunidade profissional ou de até mesmo de um estágio, não deixe de aproveitar o momento de transformação digital que o mundo vive! Aprimore seus conhecimentos e vá à luta!

Como você encara a transformação digital na sua empresa?

Pensando de maneira geral, você acredita que toda essa revolução tecnológica que estamos vivendo, é positiva? Quais principais fatores você considera benéficos em sua rotina? E se você é um profissional de TI, você vê a transformação digital como oportunidade de evoluir na carreira? Deixei aqui as suas dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema!

ProgramaThor - Transformação digital

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar