Se você conferiu nosso artigo sobre como dar um feedback assertivo, você já entendeu a importância de uma conversa de feedback bem realizada. Agora, você vai conhecer os diferentes tipos de feedback. Confira esse artigo e saiba mais.

Conheça quais são os quatro tipos de feedback

Profissionais de gestão de pessoas afirmam existir quatro tipos de feedback que são: positivo ou construtivo, corretivo, insignificante e ofensivo. Veja as características de cada um deles e identifique qual tipo de feedback você tem aplicado e/ou recebido:

  1. Feedback positivo ou construtivo: sim e sempre!

Esse é o tipo de feedback que todo mundo espera dar e, principalmente, receber. Afinal, é nessa conversa que o colaborador tem suas entregas reconhecidas, suas qualidades evidenciadas e recebe sugestões de melhorias e indicações para a sua carreira. 

Com esse tipo de feedback fica mais fácil manter o profissional motivado e atuando de acordo com as estratégias da empresa. Aproveite o momento do feedback para identificar e reforçar as soft skills do colaborador ou sugerir dicas para desenvolvê-las.

  1. Feedback corretivo: se necessário, aplique sem medo!

O objetivo do feedback corretivo é corrigir um comportamento inadequado, falar sobre uma situação problemática ou informar um resultado indesejado e prejudicial sobre alguma entrega. No entanto, podendo ser considerado um feedback negativo, é preciso ter muita cautela e planejar com cuidado o que será dito nesse tipo de conversa. 

Pode ser um desafio lidar com a reação do colaborador, principalmente se ele se sentir ofendido ou injustiçado. Por isso, procure se preparar para aplicar um feedback corretivo, focando em

correção, compromisso e respeito. Seja objetivo sobre o que deve ser falado e não fique rodeando o assunto para não irritar ou incomodar o colaborador.

vagas programathor
  1. Feedback insignificante: aquele que não serve para nada

O feedback insignificante deve ser evitado. Afinal, ao aplicar um feedback espera-se obter resultados tanto para o desenvolvimento profissional do colaborador, quanto para o comprometimento para com a empresa. 

Já esse tipo de feedback acontece quando a conversa é superficial, sem significância e embasamento, fazendo com que o colaborador se sinta inseguro e sem importância, por não saber se seus resultados são positivos ou negativos. Em resumo, não agrega nada.

  1. Feedback ofensivo: fuja desse tipo de conversa!

Tenha muito cuidado para não acabar aplicando um feedback ofensivo. Atitudes agressivas e 

desrespeitosas são totalmente erradas, podendo inclusive gerar processos trabalhistas para a empresa

Um exemplo de comportamento totalmente inadequado durante a aplicação do feedback, é criar qualquer situação desagradável com o colaborador ou fazer comentários inconvenientes por qualquer tipo de preconceito. Respeito e incentivo a diversidade não é uma obrigação somente do RH da empresa, mas de todos!

Além disso, um feedback ofensivo provavelmente resultará na queda de desempenho do colaborador, contribuindo para a saída dele da empresa. Essa prática é totalmente contrária ao feedback assertivo e abre espaço para sérios problemas entre o colaborador e a empresa.

Com qual frequência deve ser aplicado o feedback?

Um dos segredos do sucesso do feedback é a frequência da sua aplicação. Esse tipo de conversa não é algo que deve acontecer com grande frequência, toda semana por exemplo, pois pode perder seu objetivo, se tornando uma conversa superficial e perdendo a importância.

Da mesma forma, não faz sentindo aplicar o feedback a cada 10 anos. Assim, a avaliação se perde, bem como o que se esperava alcançar com ela. O ideal então é que haja uma frequência média de aplicação, como a cada semestre ou ano. Seguir esse ciclo é importante para que seja possível acompanhar os progressos do colaborador.

No entanto, vale lembrar que um feedback corretivo pode e deve ser aplicado sempre que necessário, caso haja uma situação que realmente precise desse tipo de conversa para ser solucionada. Lembre-se: quando houver uma situação que realmente necessite desse tipo de conversa!

A regularidade do feedback ajuda a definir metas para o colaborador, além de guiar seu desenvolvimento profissional de acordo com o que a empresa espera dele e ele mesmo almeja para a sua carreira. Isso contribui para a motivação profissional e bem-estar dele na empresa.

Você sabe identificar todos os tipos de feedback?

Se você é líder, esteja atento ao dia a dia do seu time para aplicar feedbacks corretamente e na frequência adequada. Se você é liderado, fique atento as informações desse conteúdo também, para saber quanto o feedback que você está recebendo está adequado ou não. E se tiver dúvidas ou sugestões sobre o tema, não deixe de registrá-los aqui!

tipos de feedback

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar