Se você conferiu o nosso artigo sobre computação em nuvem, você já sabe do que se trata essa tecnologia e que há tipos diferentes de uso da nuvem, conforme a necessidade da empresa/cliente, pois, não existe um tipo que seja ideal para todos. 

Dessa forma, serviços diferentes e características da computação na nuvem evoluíram para que as empresas que a oferecem, pudessem disponibilizar um tipo diferente para cada necessidade. Siga essa leitura e conheça quais são os tipos de ambiente para computação na nuvem.

Tipos de ambiente para computação na nuvem

Para determinar qual tipo de ambiente para computação em nuvem é interessante para a sua empresa, antes de mais nada é preciso entender como será a implantação/arquitetura de nuvem necessária.

Portanto, vale saber que atualmente existem 3 tipos diferentes de ambiente na nuvem, que são:

  1. Nuvem privada

Nuvem privada é aquela na qual tanto os serviços quanto a infraestrutura são mantidos em uma rede privada. Talvez esse seja o tipo mais comum de nuvem utilizado pelas empresas, principalmente as de grande porte, pois, se trata de ambiente utilizado exclusivamente por uma única empresa, proporcionando controle total do ambiente e facilitando a gestão do mesmo. 

Além disso, esse tipo de nuvem pode estar alocado fisicamente na empresa ou possuir uma repartição exclusiva de ambiente em uma nuvem compartilhada. Em outros casos, empresas pagam provedores para hospedar uma nuvem privada.

  1. Nuvem pública

Essa opção pertence a um provedor que oferece todos os recursos de computação em nuvem para seus clientes através da internet, mas que mantém a gestão da infraestrutura. Dessa forma, hardware, software e o que mais for necessário para manter a infraestrutura funcionando, são de propriedade do provedor da nuvem. Os custos variam de acordo com as configurações solicitadas. Google One, por exemplo, é o servidor de nuvem da Google.

  1. Nuvem híbrida

Em uma combinação entre nuvem pública e privada, a nuvem híbrida agrega os dois tipos de ambiente, através de tecnologias que possibilitam o compartilhamento de dados. Esse é considerado o tipo de ambiente para computação na nuvem mais flexível e robusto, facilitando a otimização de infra, segurança (algo super importante nesse momento de aplicação da LGPD), disponibilidade e até mesmo integridade de dados.

Tipos de ambiente para computação em nuvem - Vagas ProgramaThor

Tipos de serviços de nuvem e cobranças variadas

Você sabia que existem também tipos diferentes de serviços e, conforme essa variação, o tipo de cobrança também muda? Conheça:

  • Computação sem servidor: esse tipo de serviço é ideal para quem se concentra na funcionalidade de aplicativos e quer utilizar o recursos da nuvem somente quando houver necessitar desses aplicativos, pois, esse serviço não atua com o gerenciamento de servidores e nem com a infraestrutura de ambiente. 

Nesse caso, essa responsabilidade fica por conta da empresa provedora da nuvem, que administra a capacidade de armazenamento, a gestão de servidores, escalonamentos, etc.

  • IaaS: o mais comum e tradicional tipo de serviço na nuvem, no IaaS há um aluguel de infraestrutura de TI, como servidores, VMs, softwares, etc. Tudo isso é pago conforme é utilizado.
  • PaaS: nesse caso a própria plataforma é o serviço, diferente do IaaS no qual a infraestrutura é o serviço cobrado. Aqui o que é disponibilizado e cobrado é o uso do ambiente propriamente dito, sob demanda, na realização de desenvolvimentos, testes, etc. 

Esse tipo de serviço é ideal para os programadores que querem criar sistemas com rapidez, sem que precisem se preocupar com infra. Inclusive, aqueles que estejam procurando uma vaga de programador, costumam ter destaque em seus currículos quando informam possuir experiência com computação na nuvem.

  • SaaS: nesse tipo de serviço softwares ficam disponíveis na internet para serem utilizados sob demanda. Assim, os provedores de nuvem disponibilizam esses sistemas, cobrando assinatura pela utilização dos mesmos. A grande vantagem é que esses provedores ficam responsáveis pela gestão desses softwares, garantindo as manutenções necessárias, atualizações, disponibilidade, etc. 

Aposte na computação na nuvem!

Não deixe de usufruir dos diversos usos de computação na nuvem, para modernizar o seu negócio! Aproveite as informações que trouxemos aqui e converse com seu time para definir o tipo de ambiente para computação na nuvem que mais atende as necessidades da sua empresa! Se tiver dúvidas, sugestões ou informações sobre o tema, não deixe de compartilhar aqui!

programathor

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar