Uma necessidade recorrente da grande maioria das empresas, contratar um programador pode ser muito desafiador, não somente pela variedade de perfis existentes, mas, também, por não saber ao certo qual tipo de programador a sua empresa realmente precisa.

Para saber como lidar com essa situação, confira esse conteúdo no qual citamos os principais tipos de programadores.

Como saber qual o tipo de programador a sua empresa precisa?

Com a alta demanda do mercado, a disputa pelos melhores programadores está mais acirrada do que nunca. O cenário altamente digital que o mercado vive, exige o surgimento de novas soluções de TI com grande agilidade.

Por isso, não é de se estranhar que a sua empresa tenha vagas abertas para programador. Se você precisa então saber como escolher o profissional ideal, o primeiro passo é entender qual tipo de desenvolvimento a sua empresa precisa.

Tipos de desenvolvimento

Os tipos mais comuns buscados no mercado, são:

  • Desenvolvimento Desktop: está relacionado a implementação de sistemas que rodam localmente em um computador ou ambiente da empresa.
  • Desenvolvimento Web: um dos mais comuns atualmente, se refere ao desenvolvimento de sites e programas que rodem na internet.
  • Desenvolvimento Mobile: atua com o desenvolvimento de aplicativos e soluções para dispositivos móveis. É uma das competências mais buscadas hoje devido ao uso de smartphones por praticamente todas as pessoas e a grande demanda por canais digitais mobile.
  • Desenvolvimento de games: esse caso é específico para criar jogos, seja para videogame, smartphone ou computador. Tem sido um perfil cada vez mais buscado no mercado.
  • Desenvolvimento para Plataforma Alta: se refere ao desenvolvimento de sistemas para mainframe, por exemplo. Muito comum em bancos e financeiras, mas esse não costuma ser um perfil de desenvolvimento muito procurado no mercado.

As linguagens de programação

Além dos tipos de desenvolvimento, é preciso considerar a linguagem de programação que atenderá as necessidades da sua empresa. Pois, um mesmo sistema pode ser desenvolvido em linguagens diferentes, que podem variar de acordo com as integrações entre sistemas que sejam necessárias na sua empresa, por exemplo.

Ou, se a necessidade da contratação for para aprimorar ou sustentar algum sistema ou solução já existente, é necessário que o programador conheça a linguagem específica na qual a plataforma foi desenvolvida.

Algumas das linguagens mais procuradas no mercado atualmente são: C, React, C#, Java, JavaScript, PHP, Python e Node.js.

Vagas ProgramaThor - tipo de programador

A categoria do programador

O tipo de desenvolvimento e as linguagens de programação vão determinar a categoria do programador, que pode ser desenvolvedor Back-End, Front-End ou Full-Stack. Inclusive, a melhor forma de fazer a sua busca é anunciando a procura pela categoria adequada. Saiba mais sobre cada categoria:

  1. Front-End

Esse programador costuma ser especialista na modelagem da interface do sistema, ou seja, aquela na qual o software fará a interação com o usuário final. A ideia é criar interfaces (telas, por exemplo) que proporcionem uma experiência fácil, intuitiva e agradável ao usuário (para isso é interessante que o programador conheça UX).

O programador Front-End costuma ser um desenvolvedor web que, domina linguagens para esse tipo de atuação (como HTML, CSS, JavaScript) e trabalha também com bibliotecas de dados e frameworks de desenvolvimento web, como o Angular.js, por exemplo.

  1. Back-End

Ao contrário do Front-End, o Back-End, como o próprio nome sugere, se dedica à parte “interna ou de trás” do sistema, ou seja, aquela que não é visível para o usuário final mas que, de fato, faz com que o sistema funcione.

Aqui é imprescindível saber trabalhar com servidores, integrações, APIs, banco de dados e computação na nuvem. As linguagens de programação mais buscadas para esse profissional são C#, Python, PHP, Java e Swift. 

  1. Full-Stack

É o tipo de programador completo e, atualmente, muito buscado no mercado. Isso porque esse profissional atua em todo o ciclo de desenvolvimento do projeto, ou seja, no Front e no Back-End.

No entanto, vale ressaltar que esse perfil exige conhecimentos avançados e muita experiência, alcançando um patamar que pode ser difícil de atingir.

Pronto para contratar o programador ideal?

Com essas informações que trouxemos aqui você conseguirá direcionar da melhor forma a sua busca pelo profissional ideal. Além disso, sabendo que tipo de programador a sua empresa precisa, você pode criar uma descrição perfeita para a vaga, otimizando ainda mais o processo de recrutamento e seleção.

Se você tiver dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, não deixe de escrever aqui!

ProgramaThor - tipo de programador

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar