O nosso conteúdo sobre tendências de TI para 2021 foi certeiro! Citamos nele muito do que foi destaque em tecnologia no mercado durante esse ano. Se você está ansioso então para saber quais são as principais tendências de TI para 2022, continue essa leitura e fique por dentro!

Antes de mais nada: como as tendências são definidas?

Conforme ocorre a evolução das soluções tecnológicas no ano corrente, bem como surge a necessidade de novas soluções; tecnologias são planejadas para o ano seguinte.

Essa análise é feita por empresas do setor, que provisionam a demanda do mercado e a evolução de processos das empresas; identificando então o surgimento em potencial de novas alternativas tecnológicas e a necessidade de evolução de soluções já existentes.

Principais tendências de TI para 2022: o que esperar?

Não somente os profissionais de TI mas também as empresas, gostam de saber as tendências de TI. Afinal, quando se trata de tecnologia, sabemos o potencial de transformação que uma inovação pode trazer, então, é sempre bom saber o que está por vir. Confira então quais são as principais tendências de TI para 2022:

  1. Soluções digitais 

Apesar de muitas empresas já terem se adaptado ao mundo digital, acompanhando uma tendência que surgiu há alguns anos, o mercado espera que 2022 seja o ano de ampliação e consolidação da era digital. Essa informação surgiu com base em uma pesquisa realizada pela IDC, que diz que a expectativa é que em 2022 mais da metade da economia global seja embasada por soluções digitais.

  1. Internet por satélite

Ao contrário do que muitos pensam, a internet 5G parece perder espaço frente a internet via satélite. Isso porque a internet 5G requer uma infraestrutura robusta e cara, o que dificulta sua disponibilização. Enquanto isso, a adoção da internet via satélite é mais simples e vem como uma tendência de diminuir a carência digital que atingiu significativamente a população durante o isolamento social.

  1. Computação na nuvem

Embora a computação na nuvem seja um conceito que já existe, estudos garantem que em 2022 ela será adotado por ainda mais empresas. Isso porque a LGPD tem exigido que as empresas aprimorem as formas de proteger seus dados. E essa computação tem se mostrado diferenciada na hora de oferecer maiores recursos de segurança.

Vagas ProgramaThor - tendências de TI para 2022
  1. Aceleração da automação

A automação de processos é uma necessidade cada vez mais presente em todas as empresas que ainda sofrem com processos manuais. Inclusive, esse é um pré-requisito da Transformação Digital. Dessa forma, o mercado espera combinar automação robótica com Inteligência Artificial, a fim de aprimorar e acelerar a automação dos mais variados tipos de processos, ajudando a diminuir custos e modernizando os negócios.

  1. Experiência do consumir e acessibilidade

Apesar de todos os avanços tecnológicos, o mercado sabe que ainda há um longo caminho a trilhar quando se fala em experiência do cliente visando acessibilidade. Por isso, a expectativa é que em 2022, investimentos altos sejam direcionados para aprimorar a experiência desse público.

  1. Foco na Transformação Digital

Estudos preveem que boa parte dos orçamentos de grandes empresas, antes destinados exclusivamente para a área de TI, passarão a ser distribuídos para áreas de negócio, a fim de acelerar e impulsionar a Transformação Digital. Isso porque esse movimento vai muito além da área de TI – essa transformação requer uma verdadeira mudança de mindset na empresa, com a modernização e o envolvimento de todo o negócio e não somente da área de tecnologia.

  1. Inteligência Artificial Generativa

A Inteligência Artificial Generativa é uma evolução da Inteligência Artificial “tradicional”, pois ela gera criações ainda mais inovadoras. Dessa forma, trata-se de uma tecnologia com grande potencial para melhorar as soluções de IA existentes, identificando oportunidades e tendências.

Prepare-se para as tendências de TI para 2022!

Aprofunde-se nos temas das tendências de TI para 2022 que trouxemos aqui e prepare-se para o novo ano! Se você estiver em busca de uma oportunidade de emprego então, não deixe de se atualizar! Afinal, a busca por profissionais de TI está em alta! Inclusive, se você é programador, confira as nossas vagas!

Se tiver dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, escreva aqui! Continue acompanhando os nossos conteúdos!

ProgramaThor - tendências de TI para 2022

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar