Não somente devido ao cenário de pandemia e necessidade de tecnologia que estamos vivendo, mas também graças a todos os avanços tecnológicos que não param de surgir para facilitar o dia doa da área de Recursos Humanos das empresas: 2021 promete ser o ano do recrutamento inteligente. Ficou interessado? Confira detalhes dessas tendências de tecnologia para RH, nesse conteúdo!

A tecnologia não para de evoluir

Não apenas para área de RH mas para todas: não é novidade que a tecnologia tem transformado cada vez mais o dia a dia das mais diversas profissões e áreas de negócio. Inclusive, estudos mostram que até o ano de 2050 a inteligência artificial estará compatível a inteligência humana.

E uma das promessas desse avanço tecnológico é justamente o aperfeiçoamento dos processos que envolvem recrutamento e seleção. Processos esses que envolvem a redução do uso de papel, a agilidade nos processos, a otimização do recrutamento através do uso de robôs entrevistadores e até mesmo algoritmos capazes de identificar rapidamente as soft skills e hard skills dos candidatos.

Tendências RH 2021

  • Computação na nuvem: as aplicações de recrutamento e seleção têm migrado significativamente para a nuvem, a fim de garantir mais agilidade nos processos. Além disso, para empresas que se mantém espalhadas pelo mundo, o recrutamento e seleção na nuvem facilita os processos em escala global. Algumas dessas tecnologias envolvem: mobilidade, segurança digital, uso remoto controlado, reconhecimento facial, etc.
  • Sistemas que utilizam algoritmos: muitas empresas visam investir em soluções online de recrutamento e seleção que utilizam algoritmos que façam uma prévia na seleção, utilizando inteligência artificial.
  • Colaboradores auto gerenciáveis: espera-se que haja maior auto gerenciamento de funcionários, devido ao modelo de trabalho em home office, que tem ganhado tanta força em tempos de pandemia. Isso será possível através do uso de soluções tecnológicas que facilitarão o gerenciamento de atividades e performance.
  • Soluções para o bem-estar: tanto físico quanto mental e que ajudem a garantir o engajamento dos funcionários, em tempos de isolamento social e home office.
  • Soluções para gestão de produtividade: apesar de não ser algo diretamente relacionado a área de RH, as empresas buscam soluções que apoiem a gestão de entregas, a fim de garantir a produtividade e a qualidade. Ao contrário dos processos de recrutamento e seleção, essas soluções apoiam a área de RH quando há a necessidade de desligamentos de funcionários.
  • Jogos corporativos: são aplicações criadas para proporcionar experiências eficazes de aprendizagem, envolvendo o time e motivando-o, através da competição saudável e aprendizado lúdico e criativo.
  • Uso de analytics: a área de BI tem sido fundamental para, através do analytics, fornecer indicadores confiáveis e com rica quantidade de informações. Informações essas tanto úteis para gestão doa recursos atuais da empresa quanto para os processos de recrutamento e seleção.
  • Chatbots: que ajudam a automatizar a jornada do colaborador, auxiliando as tomadas de decisões e a experiência interna.
vagas programathor

O que você achou das promessas de 2021 para o RH?

Considerando o momento da tecnologia em que vivemos, no qual máquinas são cada vez mais capazes de assimilar informações da mesma forma que crianças fazem, não é de se estranhar que o futuro tecnológico pareça tão promissor.

Além disso, a pandemia também tem influenciado essas tendências, visto que os processos de recrutamento e seleção passaram a ser unicamente online de uma hora para outra.

Deixe aqui suas dúvidas e comentários sobre o tema!

Tendências de tecnologia para RH

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar