O mundo tem vivido dias difíceis. Dias que ninguém sequer imaginou que passaríamos e, diante dessa situação, diariamente a população busca novos dados sobre o cenário atual, novos recursos que facilitem o dia a dia na quarentena e novas soluções que apoiem o combate da pandemia. Considerando que tudo isso envolve tecnologia, direta ou indiretamente, a conexão entre tecnologia e pandemia fica clara! Acompanhe esse conteúdo e saiba mais!

Qual a relação atual entre tecnologia e pandemia?

Confira como a tecnologia tem sido importante em tempos de pandemia e, como ela tem sido essencial não apenas para ajudar as pessoas a passar por essa fase difícil de maneira mais amena, mas também, para buscar soluções para a crise atual que o mundo vive.

A tecnologia na área da saúde

Diversas inovações tecnológicas têm contribuído para aperfeiçoar a medicina, ajudando no diagnóstico mais rápido e efetivo do COVID-19. Além disso, a tecnologia relacionada a biomedicina também tem sido fundamental no estudo e desenvolvimento de tratamentos e vacinas para a doença.

>> Leia também: “Coronavírus e o boom de procura por programadores

Informações atualizadas com grande frequência

Diariamente a população do Brasil e do mundo recebe atualizações sobre dados estatísticos importantes para entender a evolução da pandemia; seja através de noticiários, aplicativos ou sites específicos. O acompanhamento desses dados é essencial para que todos estejam cientes da situação atual e, também, para garantir que os governos e instituições de saúde saibam quais estratégias definir para atuar da forma adequada diante do cenário em que vivemos.

vagas programathor

Desenvolvimento de novas tecnologias hospitalares

A tecnologia possibilitou que empresas, instituições de ensino e laboratórios, desenvolvessem rapidamente soluções hospitalares essenciais para esse momento, como testes rápidos de detecção do vírus e respiradores artificiais; além de EPIs e recursos que facilitam a análise das características de contágio e comportamento do COVID-19.

Monitoramento de isolamento social

A tecnologia tem favorecido a medição do isolamento social, pelas autoridades governamentais. Isso é possível através dos smartphones, sendo que as operadoras de telefonia conseguem monitorar a localização dos mesmos em tempo real através de GPS, coletando informações sobre a permanência das pessoas em casa.

Ensino EAD

Devido a pandemia as escolas tiveram que ser fechadas. A solução diante disso, foi recorrer ao ensino à distância, que, sem dúvidas, é muito mais fácil hoje em dia, graças à tecnologia. São diversas as plataformas que possibilitam lives, vídeo aulas, compartilhamento de materiais, etc.; tornando possível a continuidade dos estudos durante o isolamento social.

Mil e uma facilidades para o dia a dia da população

Além de tudo isso que foi citado e que está diretamente ligado a pandemia, não podemos deixar de citar também todas as facilidades que a tecnologia trouxe à atualidade, seja em relação a entretenimento, e-commerce, transações financeiras, trabalho em home office, serviços de delivery, comunicação, interação social, etc. Todos esses recursos têm sido essenciais para facilitar o isolamento social e possibilitar menos impactos na rotina das pessoas, no que diz respeito às suas atividades do cotidiano.

Tecnologia e pandemia

Entendeu a importância da tecnologia frente a pandemia que vivemos?

A tecnologia tem sido fundamental no cotidiano de todo mundo, há alguns anos. Mas nessa situação em especial, a tecnologia se mostra ainda mais essencial, representando papel fundamental nesse momento de superação. Você concorda com isso? Deixe seus comentários aqui!

Além disso, no blog da ProgramaThor, temos um artigo sobre os profissionais de tecnologia mais procurados durante a pandemia, vale a pena dar uma conferida!

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar