Quase todo mundo define sua rotina como aquela correria insana, na qual quase não dá tempo de fazer uma pausa para ir ao banheiro. Você se identifica? No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, a mente trabalha muito melhor e temos muitos estímulos criativos, se fizermos pausas durante o dia.

Interessante, não é mesmo? Quer saber mais? Confira algumas técnicas simples, mas muito eficientes para aumentar a sua produtividade em 2022. Não deixe de conferir também o nosso conteúdo sobre organização e produtividade.

3 técnicas para aumentar a sua produtividade

Pequenas pausas no dia a dia são mais importantes para seu rendimento profissional, do que você imagina. Mas claro que não estamos falando aqui de fazer pausas para se afundar em redes sociais ou ligar a TV (no caso de quem está em home office). Na verdade, essas ações atrapalham a sua produtividade.

Neurocientistas descobriram que períodos de descanso intencional são relevantes para impulsionar energia produtiva, positividade, criatividade, pensamento inovador e manutenção da memória. 

Veja aqui então 3 técnicas para aumentar a sua produtividade. Cada uma delas leva cerca de 5 minutos e podem fazer grande diferença no seu dia a dia!

  1. Feche os olhos

Estudos mostram que mais de 50% da parte superficial do cérebro é responsável por processar informações visuais. Dessa forma, ao fechar os olhos, automaticamente damos descanso ao nosso cérebro, como se estivéssemos colocando parte dele em stand-by.

Outro ponto é que quando fechamos os olhos, bloqueamos a recepção de novas informações, de modo que processos inconscientes possibilitam o surgimento de novas ideias com mais facilidade, apoiando a resolução de problemas e estimulando a criatividade.

Dica: durante o dia, principalmente naqueles momentos em que você sentir a mente cansada, procure um ambiente aconchegante no qual possa, de preferência, se deitar ou recostar confortavelmente e fechar os olhos. Ouvir uma música suave pode ajudar a abafar possíveis ruídos que venham a atrapalhar o momento. 

Vagas ProgramaThor - Técnicas para aumentar a produtividade
  1. Sonhe acordado

Você já se pegou dando uma “viajada na maionese”?. Sabe aqueles momentos nos quais parece que a gente sai de sintonia e começa a se perder em pensamentos? Pois bem, denominado por cientistas como “sonhar acordado”, esses momentos são muito importantes para estimular a criatividade. 

Dica: Reserve momentos em sua rotina nos quais você possa “pensar livremente”. Ou seja, tente liberar os pensamentos de preocupações, problemas ou outros temas específicos. Procure soltar o pensamento, trazendo coisas aleatórias à mente, de preferência àquelas agradáveis, que te ajudam a se sentir bem e relaxar. 

Se você tiver dificuldade para buscar os pensamentos aleatórios sem algum estímulo, pode observar imagens relaxantes, como paisagens ou figuras abstratas.

  1. Respire

O ar é tão essencial para o funcionamento do nosso corpo, que somente o cérebro consome cerca de 20% de todo o oxigênio que um adulto respira. Por isso, é tão importante aquela “respirada funda” quando estamos tomando decisões ou prestes a encarar algum desafio.

Isso porque o exercício da respiração gera energia mental. Mas, é preciso que o exercício seja feito da maneira correta, puxando o ar devagar e enchendo o diafragma, depois soltando aos poucos, pela boca. 

Dica: Inspire contando até cinco, segure o ar contando até cinco e depois solte aos poucos, contando até cinco. Repita esse processo cinco vezes.

O que você achou dessas técnicas para aumentar a produtividade?

Aproveite essas dicas e comece já a aplicá-las em seu dia a dia para sentir diferença na sua performance. Não deixe de manter um bloco de notas por perto para anotar pensamentos relevantes que possam surgir durante essas pausas (evite o uso de smartphones, para não cair na tentação de acessar as redes sociais e acabar perdendo o propósito do seu momento). 

E caso seja programador, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre produtividade de desenvolvedores.

Se você tiver outras dicas para aumento de produtividade, bem como dúvidas ou sugestões sobre o tema, não deixe de escrever aqui!

ProgramaThor - Técnicas para aumentar a produtividade

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar