Se você almeja alcançar um cargo de liderança, é importante que esteja preparado inclusive no que diz respeito ao desenvolvimento de soft skills relevantes para cargos desse tipo. Trouxemos então esse conteúdo, com base em pesquisas realizadas, que mostram quais têm sido as habilidades mais buscadas para cargos de liderança.

Dessa forma, se você é um profissional em busca de uma vaga, aproveite essas informações para se aperfeiçoar; e se você é responsável pelos processos de recrutamento e seleção na sua empresa, use essas informações para caprichar na descrição perfeita de vagas. Continue a leitura e saiba mais!

As soft skills mais buscadas em cargos de liderança

  1. Criatividade

No ambiente corporativo é possível definir a criatividade como a habilidade necessária para sugerir ideias diferentes ao resolver problemas, apresentando novas soluções. Pode parecer algo trivial, mas vale ressaltar que a criatividade parece estar cada vez mais escassa no ambiente corporativo.

Muito disso se dá pelo fato de que para estimular a criatividade são necessários tempo e relaxamento. No ambiente profissional costumam ser poucos os momentos em que não estamos debruçados sobre atividades comuns do cargo e, atualmente, quando sobra um período ocioso que poderia ser usado para um gatilho criativo, a maioria das pessoas perdem o foco navegando em redes sociais, por exemplo. 

Especialistas indicam que organizar a rotina do trabalho de modo a incluir períodos ociosos é de extrema importância para relaxar a mente e estimular a criatividade. Algumas ferramentas como a GTD e Design Thinking, por exemplo, podem ajudar na organização da rotina e no estímulo da criatividade, respectivamente.

  1. Persuasão e negociação

Líderes precisam possuir a capacidade de convencer o outro da importância de determinadas ações, estratégias e decisões. Por isso, a persuasão é tão importante em cargos de liderança. Hoje, mais do que nunca, vemos uma onda de influenciadores surgindo nas redes sociais, e isso mostra a importância de ter alguém “a frente” servindo como exemplo para conduzir os demais, principalmente se falarmos em ambientes corporativos.

É importante dizer que isso não significa que o líder vai “mandar em tudo” e sempre convencer a todos sobre suas opiniões e decisões. Não. Muito pelo contrário. A gestão da empresa funciona melhor se for colaborativa, assim como prevê a Gestão 3.0, e é justamente nessa colaboração que a persuasão se torna importante, para engajar o time nos propósitos estratégicos da empresa.

  1. Gestão do tempo

Muito se ouve falar que parece que o tempo tem passado mais depressa, atualmente. Na verdade, o que mudou é que cada vez mais enchemos nossa rotina de compromissos e afazeres, ao passo em que a enxurrada de informações a qual temos acesso atualmente, nos dá a sensação de urgência, e a impressão de que as coisas têm acontecido mais rápido do que o normal. Parece que tudo tem pressa.

Isso torna ainda mais necessária e importante a habilidade de gerenciar tempo. Pois, além de saber conduzir a rotina e tarefas do dia a dia corporativo com maestria, se trata também de conseguir equilibrar a vida pessoal e a profissional. Saber priorizar aqui, é fundamental e determinante para uma gestão de tempo efetiva.

Vagas ProgramaThor - Soft skills mais buscadas em cargos de liderança
  1. Ética profissional

A ética é fundamental para que haja uma boa convivência profissional. Respeitar os valores e código de conduta da empresa é essencial para todos os profissionais, independentemente de cargo. 

Mas quando se trata de liderança, se torna ainda mais importante a necessidade de possuir a ética profissional como habilidade bem desenvolvida para lidar com os liderados de maneira respeitosa, colaborativa, engajadora e influente. Essa postura minimiza conflitos e descontentamentos, ao mesmo tempo em que promove o engajamento.

  1. Aprendizagem Contínua

Com o avanço das soluções digitais e o progresso das tecnologias emergentes, é natural que os recrutadores estejam buscando cada vez mais profissionais que querem aprender de forma contínua, procurando sempre se atualizar.

Afinal, de um ano para o outro muita coisa já muda no que diz respeito a tecnologia. Então, simplesmente não dá para ficar parado no tempo, pensando ser suficiente aquilo que já se sabe.

  1. Comunicação

Comunicar-se, ou seja, se expressar bem, seja de forma oral ou escrita, é fundamental para alcançar sucesso, principalmente se estivermos falando de cargos de liderança. Pois, quando uma pessoa escreve bem ela tende a organizar melhor seus pensamentos. Com isso, ela consegue se expressar melhor e, se expressando bem ao falar, é possível ampliar os relacionamentos, abrindo muitas portas.

Da mesma forma, o líder precisa saber ouvir bem. E isso significa, de fato, prestar atenção e usar empatia para entender o que se houve. Isso é essencial para um líder.

  1. Visão Holística

Não basta sentar-se na cadeira de liderança e fazer seu trabalho pensando no hoje. Na verdade, isso reflete comodismo, de certo modo. É preciso pensar na empresa como um todo, priorizando seus objetivos estratégicos a médio e longo prazo, enxergando muito além do seu time ou da sua área.

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