Diante de um cenário de aumento frequente do número de desempregados, nada mais comum do que ver pessoas aflitas diante da possibilidade de entrar para essa estatística.

Afinal, a crise econômica ocasionada pela pandemia, afetou muito diversos setores, o que acabou deixando muito gente com receio sobre o que pode acontecer com os seus empregos. Confira então as dicas que trouxemos nesse artigo, para quem deseja saber como permanecer contratado durante a crise.

Como permanecer contratado durante a crise: dicas importantes!

Para conseguir passar por esse momento crítico que vivemos mantendo o seu emprego, é importante que você:

  • Tenha uma boa produtividade: talvez essa seja a principal dica de como permanecer empregado durante a crise. Afinal, é fato que as empresas cortam primeiro àqueles que tem baixa produtividade e, consequentemente, não farão tanta diferença se saírem do time. Por isso, mantenha-se sempre organizado, alinhe suas entregas com o seu time e seu superior, tire suas dúvidas, cumpra prazos, etc.

    Se você estiver trabalhando em regime home office, essa dica é mais importante ainda, pois, é preciso se empenhar quando não estamos trabalhando no mesmo ambiente, para garantir que seu trabalho seja devidamente visto. Tenha um bom planejamento diário das suas atividades e mantenha-se sempre disponível durante o seu horário de trabalho. Evite distrações como TV, redes sociais, atividades do lar, etc. Foque!
vagas programathor
  • Seja presente e participativo nas decisões importantes: garanta boas entregas e bons resultados, sendo isso muito mais fácil de alcançar quando você se mostra presente no dia a dia do time e sempre procura participar da resolução de problemas, se mostrando proativo.
  • Faça o que puder para apoiar a sua empresa: em um momento de crise, mais do que nunca, as empresas precisam de colaboradores versáteis e que “vistam a camisa” para o que der e vier. Por isso, use a criatividade, procure sempre manter a motivação em alta e não tenha medo de expor suas ideias e ser proativo na hora de sugerir tudo que for interessante para apoiar os negócios da empresa nesse momento. Faça perguntas e mantenha-se sempre interessado.
  • Se relacione bem com o time: não há a menor dúvida em relação a importância de manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho. Procure sempre ser atencioso, prestativo, parceiro e educado. Certamente em um momento de crise no qual é necessário avaliar head count, será levado em consideração como fator para eleger pessoas à demissão, àquelas que apresentam problemas de relacionamento interpessoal e que tendem a causar conflitos no ambiente de trabalho.
  • Pense positivo e seja otimista: evite reclamar e usar expressões de desânimo e pessimismo. Além de contaminar os seus colegas de trabalho com esses sentimentos e acabar piorando o cenário que, por si só já é bem difícil; é natural que todos prefiram manter por perto pessoas com uma “vibe” positiva.

>> Leia também: “Tecnologia e pandemia: entenda essa conexão nos dias atuais

permanecer contratado durante a crise

Aproveite essas dicas e boa sorte!

Cada uma dessas sugestões te ajudará a permanecer contratado durante a crise. Por isso, apesar do momento crítico e preocupante, procure manter a calma e sempre busque melhorar em seu dia a dia profissional, fazendo tudo o que estiver ao seu alcance para que você seja um funcionário diferenciado.

No blog da ProgramaThor, temos um artigo sobre os profissionais de tecnologia mais procurados durante a pandemia, vale a pena dar uma conferida. Caso você tenha mais dicas sobre como permanecer contrato durante a crise, não deixe de escrever aqui, para ajudar outras pessoas!

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar