Certamente você já deve ter ouvido ou até mesmo lido sobre as inovações da indústria 4.0, não é mesmo? Para simplificar, trata-se de um conceito que consiste no desenvolvimento de fábricas inteligentes, ou seja, que atuam por meio de sistemas físicos e virtuais.

Dessa forma, é importante mencionar que a indústria 4.0 revolucionou o mercado corporativo e comercial. Atualmente, é possível observar diversas tecnologias que auxiliam nas etapas de planejamento, elaboração, execução e no alcance de resultados. 

Nesse sentido, a indústria 4.0 gerou uma série de ferramentas capazes de automatizar processos, eliminar a necessidade da mão de obra humana, aumentar a produtividade e o desempenho da equipe e construir fábricas mais competitivas e sustentáveis. 

Pensando nisso, preparamos este post com o intuito de mostrar a você, empreendedor, como a tecnologia pode ser útil na sua empresa. Nele, você verá 4 ferramentas que revolucionaram o ambiente de trabalho. Continue lendo!

vagas programathor

1. Robôs autônomos

Os robôs são sistemas que vêm sendo desenvolvidos a partir de uma grande demanda social e empresarial. Afinal, eles estão se tornando mais autônomos, flexíveis, corporativos e, principalmente, produtivos. 

Com isso, vale destacar que os robôs executam as suas atividades em parceria aos profissionais humanos, aprendendo com eles e tornando os processos cada vez mais automatizados, ágeis e eficientes.

Além disso, os robôs contam com um ótimo custo-benefício e são capazes de realizar atividades em grande escala, como a produção de aquecedor de água elétrico. Assim, é possível reduzir custos, eliminar desperdícios e aumentar a produtividade.

2. Internet das coisas (IoT)

A indústria 4.0 trouxe uma tecnologia que mudou o ambiente de trabalho: a Internet das Coisas (IoT). Em geral, as ferramentas são aumentadas por sistemas de computadores integrados e capazes de conectar objetos do cotidiano com a internet. 

No ambiente de trabalho, a Internet das Coisas permite uma melhor comunicação interna e a interação entre dispositivos de produção, controle de acesso biométrico e planejamento. Isso também contribui com a coleta de dados e, por consequência, com a tomada de decisão. 

3. Big Data

É quase impossível falar sobre as tecnologias da indústria 4.0 sem mencionar o Big Data analytics. Afinal, as fábricas contam cada vez mais com um grande volume de dados que precisam ser registrados e avaliados, certo?

Inclusive, caso essas informações não forem filtradas, é comum observar erros de integração e da transformação digital. Por isso, é necessário integrar, classificar e avaliar esses dados de forma dinâmica e assertiva.  

Dessa forma, o Big Data analytics pode contribuir (e muito) com a coleta e a análise de dados de várias fontes, incluindo sistemas e ativos da produção, dados corporativos e sistemas administrativos, como placas de segurança

>> Leia também: “Gestão 3.0 e 4.0: você sabe do que se trata e qual a diferença?

principais tecnologias da indústria 4.0

4. Simulação

Por fim, é importante destacar ainda uma tecnologia essencial no ambiente de trabalho: a simulação. Em resumo, este sistema permite que profissionais testem e otimizem as configurações de uma ferramenta de forma virtual e por processos 3D. 

Sendo assim, as simulações 3D permitem que os trabalhadores avaliem virtualmente máquinas, sistemas, entre outros dispositivos. 

No blog da ProgramaThor, temos um artigo sobre Big Data, vale a pena conferir! Gostou do nosso post sobre as principais tecnologias da indústria 4.0? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar