Projetos de Open Source aparecem nos currículos técnicos com muita frequência, podendo se tornar requisito para a contratação. Uma pesquisa feita em 2017 pela StackOverflow, mostra que 75% dos desenvolvedores entrevistados contribuem para projetos abertos.  Além da sua importância para programadores, empresas também podem se aproveitar do código aberto.

O que são projetos de Open Source?

Como o nome já diz, “código aberto”, é possível modificar e compartilhar publicamente. Os projetos de Open Source tem como objetivo a participação colaborativa, prototipagem rápida, transparência e desenvolvimento da comunidade.

Além de colaborar com a comunidade, é possível aprender muito. Desenvolvedores vão atrás dos códigos abertos para encontrar melhores ferramentas e features. Outra possibilidade é buscar resposta para problemas e/ou bugs dos projetos pessoais.

Leia também: “Emprego como desenvolvedor: checklist prático”

Código aberto para empresas

Projetos de Open Source são saídas inteligentes para empresas. Dessa maneira, ao disponibilizar o código de seu software é possível encontrar melhorias para seu produto, reduzindo custo e trabalho.

Há empresas que disponibilizaram horas para seus desenvolvedores contribuírem com projetos de código aberto. A finalidade é desenvolver tecnicamente o programador e por consequência, encontrar soluções e melhorias para o produto.

Importância para a carreira

De acordo com o estuda da Linux Foundation, 86% dos desenvolvedores que contribuem com projetos de Open Source afirmaram que tiveram sua carreira alavancada. Contribuir com a comunidade é um ponto positiva e pode ser um diferencial no processo seletivo.

Projetos de Open Source: qual sua importância?

As melhores oportunidade no mercado de TI!

Como começar a contribuir

Há diversos caminhos e não há uma “fórmula mágica”, uma delas é a documentação. Escolha um framework/biblioteca que você esteja estudando e verifique sua documentação. Você pode encontrar erros, algo a melhorar e funcionalidades faltando.

Há um tutorial muito interessante (em inglês), mostrando como dar os primeiros passos nos projetos de código aberto. Você pode conferir aqui.

Leia também: “Freelancer: como começar em TI”

Conclusão

Não há pontos negativos nos projetos de open source. Eles te ajudam a compreender melhor uma tecnologia que está estudando, alavancar sua carreira e contribuir com a comunidade.

Além de se tornar um diferencial nas entrevistas de emprego. Para empresas é uma ótima saída para melhorar seu produto e engajar programadores.

Espero que tenha gostado do conteúdo. Utilize o campo dos comentários para compartilhar feedbacks 🙂

PROGRAMATHOR


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Este artigo é inspirado nos textos do Medium e StackOverflow.

Sobre o autor

Guilherme Luis
Guilherme Luis
Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.

Compartilhar