Talvez você já tenha ouvido falar desses profissionais, mas devido a similaridade dos nomes, não saiba exatamente qual a função de cada um. Como essa costuma ser uma dúvida muito comum, trouxemos esse conteúdo para esclarecer e tirar suas dúvidas sobre a diferença entre o engenheiro, o cientista e o analista de dados. Continue a leitura e saiba mais!

Antes de mais nada: por que surgiram tantos profissionais de dados?

Uma pergunta que você pode estar se fazendo é: e precisa de tanto profissional assim para trabalhar com dados? A resposta é sim! Além dos dados mostrarem cada vez mais a sua importância para o sucesso de todo e qualquer tipo de negócio, é fato que não basta pegar uma base de dados é sair usando as informações contidas ali.

É importante que o tratamento, manipulação, armazenamento, processamento, divulgação, enfim – desses dados, sejam feitos da maneira correta. Somente assim haverá garantia de que os resultados esperados serão obtidos (com o uso dos dados em todo seu potencial) e que as devidas tratativas de segurança (como a LGPD, por exemplo), estão sendo seguidas.

É importante ressaltar também que nos últimos anos, com os avanços tecnológicos e o uso de canais digitais, o volume de dados aumentou exponencialmente. E, para dar conta de tanta demanda assim, certamente é necessário mais do que um profissional. 

Isso demonstra a amplitude do uso dos dados nas empresas para tomadas de decisões e, também, a grande quantidade de oportunidades de trabalho para os profissionais que desejam se aprofundar no tema.

Vagas ProgramaThor - profissionais de dados

Engenheiro de dados x cientista de dados e analista de dados

Confira agora o que faz cada um desses profissionais e tire as suas dúvidas:

Cientista de dados

Cria modelos de dados e faz análises relevantes para o negócio, utilizando conhecimentos em estatística e programação em Phyton. Esse profissional atua muito com inteligência artificial, desenvolvendo algoritmos de machine learning, por exemplo.

Engenheiro de dados

Esse profissional é responsável por desenvolver e fazer a manutenção da plataforma de dados (como plataformas de armazenamento na nuvem ou data lake) e dos scripts criados para interação com essas plataformas. 

Analista de dados

Tido como o papel “inicial” do profissional que deseja se aperfeiçoar na área de dados, o analista é aquele que extrai insights dos dados, realizando análises importantes para embasar estratégias de negócio. Ele atua com ferramentas como Excel, SQL e algumas utilizadas em BI.

Pensando que acabaram os papéis? Não! Há ainda o Engenheiro de Analytics! Esse profissional possui conhecimento em programação e, também, em negócio; o que faz com que ele seja responsável por extrair e transformar dados para análise. Ele atua com tecnologias como SQL, DBT e BI.

O que você achou desses profissionais?

Se você está em busca de uma vaga, saiba que o mercado está muito aquecido para profissionais de dados, inclusive, houve um aumento na procura por Cientistas de Dados durante a pandemia. Não deixe então de aprimorar os seus conhecimentos na área e, certamente você conseguirá um lugar de destaque!

Caso tenha dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, não deixe de escrever aqui!

ProgramaThor - profissionais de dados

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar