Apesar de toda dificuldade atual que a economia do Brasil (e porque não dizer, do mundo) enfrenta neste momento de pandemia e, consequentemente, diversos setores do mercado sofrem impactos consideráveis; há profissionais que estão em alta! Quer saber quem são os profissionais de tecnologia mais procurados durante a pandemia? Siga com a leitura desse artigo e saiba mais!

Profissionais de tecnologia mais procurados durante a pandemia

Dentre as maiores necessidades de TI no momento, destaca-se a condução de projetos importantes e urgentes que envolvam infraestrutura, segurança da informação e Cloud. Confira aqui mais detalhes sobre quem são os profissionais de TI dessas áreas e porque eles têm se destacado nesse momento:

  • Especialistas e analistas de segurança da informação: desde 2019 a procura por esses profissionais já era grande, devido a implantação da LGPD. No entanto, com a pandemia e a adoção do regime home office de uma hora para outra, as empresas passaram a necessitar ainda mais de segurança da informação, evitando ataques e fraudes.
  • Analistas de suporte e service desk: devido a pandemia, muitas empresas tiveram que aderir ao regime home office de um dia a outro, inclusive àquelas que nunca tiveram uma política para isso e, portanto, não estavam preparadas. À partir disso, é normal que tenha aumentado significativamente a necessidade de suporte, aumentando a demanda de chamados, ocorrência de bugs, necessidade da disponibilidade de sistemas e canais de comunicação; etc. Por isso, as empresas têm necessitado como nunca, de uma área de suporte mais robusta.

>> Leia também: “Tecnologia e pandemia: entenda essa conexão nos dias atuais

vagas programathor
  • Especialistas e analistas em infraestrutura e redes: também devido principalmente à necessidade imediata de profissionais trabalhando em home office, a busca por quem atua com infraestrutura e redes tem sido significativa, considerando a necessidade de suportar o aumento de acessos remotos, a disponibilidade de internet e sistemas, etc. Outro fator é que segmentos que são considerados críticos como saúde, comércio eletrônico e mercado financeiro, têm exigido atenção redobrada na disponibilidade e qualidade dos acessos, garantindo que tudo “esteja no ar” o tempo todo.
  • Especialistas em Cloud: o momento pede mais segurança, agilidade, integridade e disponibilidade das informações. Por isso, projetos de transformação digital e migração de sistemas para Cloud, têm sido priorizados. Normalmente pede-se que esses profissionais sejam especialistas em AWS ou Azure, além de garantir que os mesmos apoiem as empresas na sustentação da operação remota, garantindo que todos os sistemas em Cloud funcionem corretamente.
  • Cientistas de dados: um dos profissionais mais requisitados na atualidade, independentemente do segmento e da pandemia, o cientista de dados continua sendo um profissional em alta. No cenário atual, esse profissional focado em trazer inteligência e estratégia para as empresas, têm sido ainda mais desejado, visto que o mesmo pode ajudar as empresas a encontrar as melhores estratégias diante do cenário de incerteza. Dessa forma, a análise inteligente dos dados nunca foi tão importante, a fim de apoiar as empresas a se direcionarem durante a pandemia e a crise econômica.

>> Leia mais: “Coronavírus e o boom de procura por programadores

Profissionais de tecnologia mais procurados durante a pandemia

Que tal aproveitar o momento para se destacar no mercado?

Aproveite a visibilidade que o momento trouxe para esses profissionais de tecnologia e especialize-se nessas áreas! Agora você já sabe que os mesmos são importantes e tendem a receber muito reconhecimento pelas empresas!

No blog da ProgramaThor, temos um artigo sobre como permanecer contratado durante a crise, vale a pena dar uma olhada! E então, o que você achou dos profissionais de tecnologia mais procurados durante a pandemia? Deixei seus comentários aqui!

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar