A produtividade como desenvolvedor está diretamente ligada ao gerenciamento de tempo. Parece que precisamos de mais horas no dia e que as 24 não são suficientes. Não há tempo para aprender todas as coisas que gostaríamos. Não há tempo para refatorar aquele código. Enfim, não temos tempo!

Garanto que lendo os 4 tópicos abaixo sobre gerenciamento de tempo e produtividade para um desenvolvedor vai fazer com que você encontre mais tempo.

1. Você não precisa aprender todas as novidades

É fato que um bom desenvolvedor deve estar sempre aprendendo, mas onde você concentra seu aprendizado pode fazer uma enorme diferença no gerenciamento de tempo. Primeiro de tudo, não se deixe levar pelas manchetes de blog sobre novas tecnologias. As novas estruturas e recursos demoram um tempo para serem aplicadas, portanto não é necessário ter pressa.

Concentre seu aprendizado em três áreas, na seguinte ordem de prioridade:

Fundamentos

É muito mais fácil adquirir novos frameworks, novos recursos quando possuí conhecimento dos fundamentos de uma linguagem. Por exemplo, se você entender profundamente JavaScript, poderá dominar qualquer estrutura dessa linguagem com maior facilidade e velocidade. Sempre se concentre em aprender os fundamentos acima de tudo.

Novas versões

Provavelmente você tem uma ferramenta, a qual utiliza diariamente e com muita frequência. Quando novas versões dessas ferramentas são lançadas, vale a pena investir tempo para aprender sobre elas. Então, organize e analise as coisas que você mais usa todos os dias.

Grandes empresas

É interessante ficar por dentro das tecnologias que grandes empresas utilizam, como Google, Facebook e Microsoft. Quando elas lançaram novidades sobre novas estruturas, as quais utilizam no serviço, vale a penas investigar.

O tempo de aprendizado deve ser uma parte da sua programação, falamos sobre isso no artigo: “5 dicas para criar hábitos como desenvolvedor web“.

2. Escreva um bom código

Parece óbvio o título do tópico, mas calma, irei explicá-lo melhor. Seu trabalho não termina quando você executa o código e parece funcionar. O tempo investido para o novo recurso deve incluir a depuração do código, refatoração e modificações nas decisões de design insatisfatórias após a implementação dos recursos.

Quando você começa a entender seu investimento de tempo dessa maneira, torna-se óbvio que, a longo prazo, todo esforço valerá a pena, pois geram menos erros e melhores projetos.

Além disso, não perca tempo tentando aumentar a velocidade de uma função que mal é usada ou que já é rápida o suficiente. É importante também não perder tempo refatorando um código bem estruturado e funcional porque você acabou de aprender uma nova técnica.

3. Gerencie seu tempo

Trabalhar 24/7 para impressionar seu chefe ou cliente não faz de você um herói e prejudicará sua saúde. Às vezes, isso pode acontecer pelo simples fato de estar com medo de dizer “não”.

A longo prazo você poderá perder o controle de suas tarefas, tornando-se improdutivo e não entregando o trabalho no prazo, ou entregando mal feito. Isso pode ser um problema, pois você se tornará um funcionário inconfiável. Os verdadeiros heróis são aqueles que dizem o que farão e farão o que dizem. Portanto, não tenha medo de dizer “não” e conheça seu tempo.

Com o tempo, outros desenvolvedores se atrasarão, farão um trabalho mal feito e então você será o verdadeiro herói do time. Por fim, você construirá uma reputação estelar de qualidade e pontualidade, porque gerenciou corretamente as expectativas.

4. Planeje descansos

O tempo de inatividade programado deixa você mais produtivo. Isso pode ser muito difícil no começo, mas com organização, disciplina e foco você verá o resultado em pouco tempo. Trabalho constante desencadeia reações de tensão, como estresse, fadiga e humor negativo. Consequentemente você terá menos foco e recursos físicos e emocionais afetados.

Sua mente e corpo precisam de descanso, faça você mesmo ou eles farão por você. Agende esse tempo de inatividade. Planejar e colocar no seu calendário pausas permitirá que você tire tempo sem se sentir culpado por isso.

Espero que tenha gostado das dicas. Não se esqueça de utilizar os comentários para compartilhar feedbacks, experiências ou alguma ideia que não foi apontada no artigo.

PROGRAMATHOR


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta de cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Esse artigo é inspirado no texto da FreeCodeCamp

Sobre o autor

Guilherme Luis
Guilherme Luis
Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.

Compartilhar