Se você é responsável pelos processos de recrutamento e seleção da sua empresa, certamente você tem feito boa parte desses processos (ou quem sabe todos eles!) de maneira online. Mas, como isso foi algo que teve de começar a acontecer da noite para o dia na maioria das empresas, devido a pandemia, deve ter muita gente enfrentando dificuldades para lidar com essa nova maneira de selecionar e contratar recursos humanos. 

Se você faz parte desse time, preparamos esse artigo para você: acompanhe esse conteúdo e confira dicas importantes para realizar processos seletivos online de maneira fácil e eficiente!

Dicas para realizar processos seletivos online

  • Use e abuse das plataformas digitais para divulgar vagas: não há dúvidas de que todo mundo que procura emprego hoje em dia, utiliza a internet como meio de se candidatar às oportunidades. Por isso, se você espera recrutar muitos candidatos com rapidez e qualidade, divulgue as suas vagas no máximo de canais online, possíveis. Lembrando que o Linkedin é o principal desses canais, pois, quando se fala em procurar emprego, esse é o primeiro lugar que os internautas buscam.
  • Mantenha o site institucional e as redes sociais atualizadas: é imprescindível que as vagas disponíveis na empresa sempre estejam atualizadas. Afinal, o público que se identifica com a empresa e pretende trabalhar nela, certamente procurará vagas nesses canais.
  • Aperfeiçoe o conhecimento dos recrutadores: a maioria dos profissionais de RH possuem formação generalista, o que pode dificultar a contratação de profissionais específicos. Por isso, é importante realizar treinamentos que ajudem esses profissionais a desenvolver o conhecimento necessário para recrutar os melhores recursos para a empresa, conforme a necessidade. Livros específicos também ajudam a ampliar o conhecimento.

Um bom exemplo são as vagas nas empresas de TI, nas quais os recrutadores precisam possuir o mínimo de conhecimento na área, para conseguir contratar os profissionais que possuem expertise nas tecnologias que os projetos e estratégia de negócio da empresa, necessitam.

vagas programathor
  • Dê visibilidade do processo ao candidato: a grande maioria dos processos seletivos online permitem que o candidato acompanhe a sua evolução. Isso costuma ser um grande diferencial, uma vez que conhecer o cronograma de sua jornada permite ao candidato se manter preparado para todo o processo de recrutamento e seleção.
  • Defina como será realizada a entrevista online: apesar de ser uma conversa realizada pela tela e não cara a cara, é imprescindível que a entrevista seja o mais parecida possível com uma conversa ao vivo e a cores. Por isso, sempre solicite uma vídeo-conferência, pois é preciso ver o candidato e avaliar sua linguagem corporal, também. Ver o candidato é essencial para desenvolver uma percepção subjetiva dele. Vale lembrar também que podem ser realizadas tantas entrevistas quanto necessário.
  • Defina as etapas do processo seletivo, de acordo com as necessidades da sua empresa: as etapas mais comuns são:
    • Elaboração de um cadastro inicial do candidato, incluindo as informações pessoais, formação acadêmica, experiências profissionais e atividades extra curriculares;
    • Realização de teste de perfil comportamental;
    • Realização de teste que mede a aderência do candidato aos valores da empresa, também conhecido como Fit Cultural;
    • Realização de teste de conhecimento específico para a área da vaga em questão ou desenvolvimento de projeto alinhado ao escopo da vaga/cargo;
    • Apresentação de vídeo do candidato, com a gravação de respostas para questões preestabelecidas.

Os processos seletivos online são grande tendência do futuro!

Muitas empresas já não consideram mais importante que os processos de recrutamento e seleção sejam presenciais, visto que quando online, as contratações dão tão certo quanto. Além disso, o recrutamento e seleção online possibilitam mais agilidade nas contratações, o que é de grande interesse das empresas. Há até utilização de inteligência artificial nos processos seletivos atuais, para otimizar todo processo.

Você realiza processos seletivos online? Já participou de algum? Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema.

Processos seletivos online

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar