Nós acompanhamos o Segundo Fórum Econômico Mundial e trouxemos aqui para você, quais são as principais skills exigidas em 2022, segundo exigências do mercado global. 

Então, depois de saber quais foram as soft skills mais procuradas durante a pandemia e as mais importantes na retomada do trabalho presencial; confira agora quais são as principais skills exigidas em 2022 e tome nota para aperfeiçoar ainda mais o seu perfil profissional!

Principais skills exigidas em 2022: quais são?

De acordo com pesquisas realizadas em diversas empresas grandes dos mais variados segmentos, foram elencadas 7 principais soft skills que já estão sendo mais buscadas no mercado de trabalho. 

Além disso, a observação do comportamento das empresas e dos perfis profissionais no que diz respeito ao acompanhamento das evoluções tecnológicas (muito relacionada à Transformação Digital e seus desafios, inclusive), bem como as necessidades cada vez mais crescentes nos processos de recrutamento e seleção das empresas, reforçam esse levantamento.

Confira agora quais são essas skills e prepare-se para desenvolvê-las:

  1. Pensamento analítico e inovador

Essas habilidades podem ser demonstradas através de ferramentas como Design Thinking e Learning Agility, e tendem a ser muito buscadas em 2022 principalmente devido a todas as evoluções digitais que o mercado tem passado, no quesito experiência do cliente.

Hoje, é difícil encontrar um negócio que não ofereça ao menos uma forma de interação digital aos seus clientes e, com isso, é preciso que haja cada vez mais profissionais que possam analisar essa interação, buscando novas oportunidades de inovação e de aproveitamento das informações obtidas através desses canais.

  1. Persuasão e negociação

Essas são habilidades que sempre estão em alta, pois, em praticamente toda e qualquer função dentro de uma empresa é importante que haja efetividade nas negociações para contratações, definição de prazos, redução de custos, decisões estratégicas e muito mais.

  1. Resolução de problemas

Problemas fazem parte do cotidiano de qualquer empresa, área e dia a dia profissional. Já a habilidade para lidar com eles agindo com desenvoltura, postura proativa e engajada; nem sempre. Por isso, as empresas buscam cada vez mais apostar em profissionais resilientes e flexíveis, que vejam os problemas como oportunidades de aprendizado e crescimento.

Vagas ProgramaThor - Principais skills exigidas em 2022
  1. Pensamento crítico

O pensamento crítico é uma habilidade essencial não somente para o âmbito profissional, mas para a vida de maneira geral. É de grande relevância observar as mais variadas situações do cotidiano por diferentes perspectivas e com um olhar que busque oportunidades onde a maioria das pessoas não vê nada. Vantagens estratégias muitas vezes dependem do pensamento crítico de alguns profissionais.

Vale destacar aqui a Metodologia Ágil como uma ferramenta que tende a desenvolver significativamente a habilidade de pensamento crítico.

  1. Criatividade

A criatividade desde sempre é uma habilidade muito buscada em todos os perfis profissionais dos mais variados segmentos. Afinal, não é de se estranhar o quanto é importante contar com pessoas criativas no dia a dia, daquelas que costumam sempre trazer ideias e que expõem pensamento inovador diante de desafios.

  1. Liderança

Um dos principais fatores da grande procura por essa habilidade é o aumento da necessidade de gestão remota, já que muitas empresas aderiram ao home office full ou ao modelo híbrido de trabalho, com a pandemia.

  1. Inteligência Emocional

Também devido ao período pós pandêmico que vivemos, a inteligência emocional nunca foi tão requisitada. Afinal, foram cerca de 2 difíceis anos, com muita restrição, dificuldade, preocupações e medos; de forma que essa habilidade precisou ser desenvolvida às pressas e quase que de maneira forçada, em todos nós. 

Falando do dia a dia profissional, tudo isso ainda traz consequências também. É preciso então profissionais com muita inteligência emocional para lidar com as sequelas emocionais que a pandemia e tudo o que ela acarretou, causou em praticamente todas as pessoas.

O que você achou dessas soft skills?

Você possui algumas dessas soft skills citadas aqui, bem desenvolvidas? Ou vê oportunidades de aperfeiçoá-las? Se você está em busca de uma nova oportunidade de emprego, não deixe de aproveitar esse conteúdo para aprimorar as skills mais exigidas em 2022, em você! Da mesma forma, não deixe de desenvolver as hard skills que julgar necessárias para alavancar a sua carreira!

Se tiver dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema, não deixe de escrever aqui!

ProgramaThor - Principais skills exigidas em 2022

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar