Atualmente, ter e ampliar a rede de contatos profissionais é uma ferramenta essencial para desenvolvedores tanto júniores quanto sêniores. Para isso, é muito importante ter um perfil sendo desenvolvedor no LinkedIn, e assim, ser notado pelos hunters (recrutadores). Afinal, 95% dos recrutadores utilizam da rede social para procurar candidatos de acordo com o próprio LinkedIn.

Para ter maior presença no perfil como desenvolvedor, separamos 5 dicas para fortificar e ampliar as chances de conseguir a vaga dos seus sonhos na área de TI:

Dica 1: Faça 100% do seu perfil como desenvolvedor

Assim como na nossa plataforma da ProgramaThor, quanto mais completo seu cadastro melhor para o algoritmo. Um perfil no LinkedIn completo se torna mais visível em até 40 vezes quando comparado aos perfis não completos. Isto acontece por conta do algoritmo interno, que ranqueia melhor os seus dados, uma vez que terá mais informações disponíveis e, assim, saberá mais características sobre sua carreira, experiências, e possíveis fatos que possam adicionar em sua carreira (Ressalto novamente: Mesma situação acontece aqui no site da ProgramaThor ).

Dica 2: Palavras-chave são muito importantes

As palavras-chave são muito importantes na rede social por conta do, anteriormente dito, algoritmo do site que os gerentes e recrutadores utilizam para buscar talentos.

Para ter certeza que o algoritmo direcionará as pessoas do seu interesse, para procurarem e encontrarem seu perfil, é necessário dar ênfase a experiências específicas que quer trabalhar, como por exemplo as linguagens de programação e os frameworks que conhece.

Enquanto é importante destacar isso, também é de suma importância evitar colocar tecnologias e habilidades que não sabe, ou que não tem mais interesse em trabalhar, no seu perfil.

O que estou querendo dizer:

Dizer que trabalhou como um desenvolvedor de Python, mas não quer atuar mais nessa linguagem. Para evitar que venham Hunters interessados em pessoas que querem trabalhar com Python, é necessário diminuir o número dessa palavra no seu perfil (no sumário, experiências, entre outros), para que assim o algoritmo não puxe seu perfil nesse conceito como se estivesse de fato interessado em Python.

As melhores oportunidades para desenvolvedores. Perfil no LinkedIn: como melhorar?
As melhores oportunidades para desenvolvedores.

Dica 3: Use seu sumário para se destacar

A seção do sumário é sua única chance de falar livremente dentro do seu perfil na rede social. É a sua chance de contar um pouco mais sobre suas soft skills, sua história e o que te motiva. Muitas vezes empresas com os mesmos valores que você olharão de forma diferente por algo simples como a sua proatividade ou curiosidade por tecnologia. E por conta disso, é interessante ter características assim destacadas em seu sumário.

Tente também incluir tecnologias e linguagens que quer trabalhar logo no começo. Escreva em primeira pessoa – como se estivesse conversando com alguém mesmo. Seja natural, porém formal. E por mais que seja importante utilizar das palavras-chave também não deve exagerar.

Dica 4: Ordene suas experiências conforme sua significância

Outra dica importante é sempre destacar as informações que causam um maior interesse para o público que quer atingir. Assim, fará com que essas pessoas leiam mais do seu perfil e se interessam mais por você profissionalmente.

 E caso haja informações que não tenham significância na sua carreira atual, não é necessário removê-las – já que toda vivência pode contar de forma indireta – mas sim ordenar para baixo, o que faz com que essas informações tenham menor importância não só para recrutadores, mas também para o algoritmo.

Dica 5: Destaque suas Soft Skills e seus projetos

Se for um desenvolvedor júnior, talvez ainda tenha poucas experiências profissionais ou sequer tem alguma. Nestes casos é interessante mostrar outro lado: suas motivações, seus valores e sua cultura. Como por exemplo, pode mostrar trabalhos voluntários que realizou. Este tipo de trabalho mostra que provavelmente é uma pessoa proativa.

Diga os softwares que já é acostumado desde antes de tentar entra na área, isso pode contar muito também em uma possível entrevista, pois mostra que se interessa na área a ponto de ser autodidata.

Outro fato importante é mostrar seus projetos a parte. Isso mostra novamente, que é interessado na área, tanto que procura realizar funções do seu futuro trabalho no seu dia-a-dia. Para isso pode, por exemplo, adicionar seu GitHub ou seu próprio site. E assim, tornará o seu perfil de desenvolvedor no LinkedIn com maior destaque.

Sinta-se livre para comentar o que acha, e o que pode ser adicionado para ganhar visibilidade na rede social.

Encontre as melhores vagas de desenvolvedor na ProgramaThor

Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor? Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Inspirado em um artigo da codementor.

Compartilhar