Todas as empresas se desenvolvem e se estruturam de forma diferente. O que pode ser normal para uma empresa pequena, pode ser estranho a uma empresa grande. E quando chega a importante hora de decidir onde quer trabalhar, essas diferenças têm grande importância.

Desde a cultura até sua função como empregado, podem diferenciar dependendo da estrutura que trabalha. E essas são as maiores diferenças dentre trabalhar dentro de um pequeno negócio e de uma grande empresa.

Conseguindo o emprego

Até ser contratado dentro de uma pequena empresa é diferente. Conseguir um emprego em uma empresa pequena é um processo muito menor do que uma grande. De acordo com Anita Campbell, Chefe Executiva das tendências de pequenos negócio: “ Em grandes empresas não é anormal passar um processo, de 3 até 10 entrevistas, para conseguir um emprego”. Isso acontece por conta da altíssima concorrência das vagas das empresas de grande porte, e por isso, para filtrar da maneira mais justa, são colocados diversos processos seletivos para conseguir a pessoa perfeita ao cargo.

Quanto maior, mais burocrático

É comum saber que quando se trabalhar em uma empresa de larga escala se torna cada vez mais necessário e maior o esforço para realizar qualquer coisa fora do habitual. Pequenas empresas, por outro lado, tem a tendência de ter uma menor burocracia, organização e complexidade. Dentro de uma empresa de porte pequeno se torna mais fácil identificar e fazer a diferença, por mais que não tenha tanto o impacto da diferença dentro de uma grande companhia.

Trabalha em diferentes áreas

Trabalhar para um pequeno negócio te expõe para funções que normalmente não são relacionadas a sua área, por conta do pequeno número de funcionários. Por exemplo, um desenvolvedor deve trabalhar e lidar com todo tipo de problema de tecnologia em uma pequena empresa, diferentemente de uma grande empresa em que o funcionário teria uma função específica, e dificilmente sairia disso.

As melhores oportunidades para desenvolvedores. Pequena ou grande empresa: Qual escolher?
As melhores oportunidades para desenvolvedores.

Melhores condições de trabalho

Pequenas empresas normalmente tem uma menor quantidade de regras e maior flexibilidade em relação a empresas de grande porte. Isso acontece, por saberem que não conseguem prover dos mesmos benefícios das grandes companhias, então optam por tornar as condições de trabalho realmente favoráveis.

As grandes empresas proporcionam especialização

Em uma grande empresa, o funcionário terá a chance de se especializar e se desenvolver em uma função específica. Caso queira, se especializar em algo específico talvez seja de suma importância isso, no entanto há também aqueles que querem participar de todo o processo do trabalho, e para isso, talvez uma empresa pequena seja melhor.

Oportunidades estão nas grandes companhias.

Na maior parte do tempo, as grandes empresas sempre têm onde e como crescer. Tendo em vista que, as grandes empresas tipicamente têm uma estrutura para fazer com que o funcionário cresça junto com a mesma. Isso também não significa que irá ficar preso em uma emprego sem futuro em uma empresa pequena. Muitas empresas começam pequenas e crescem conforme o tempo.

A organização de uma grande empresa é maior

Quando se entra dentro de uma grande empresa, o funcionário se torna uma parte dentro de uma máquina que funciona há um bom tempo. Com isso, se tornou normal e estabelecido as formas de se realizar certas funções. Assim que entrar, irá saber sua função, como se encaixa dentro de seu departamento e ao longo do tempo, irá tracejar as formas mais claras de se conseguir uma promoção.

Tem alguma coisa a adicionar? Sentiu falta de algo no artigo? Quer opinar sobre algo escrito? Não deixe de escrever na seção de comentários.

Encontre as melhores vagas de desenvolvedor na ProgramaThor

Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor? Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Este artigo foi inspirado no texto da Glassdoor e no texto da Lifehacker.

Compartilhar