Você já ouviu falar em PDI? Essa é uma ferramenta estratégica pensando na melhoria do desempenho dos colaboradores. O PDI, ou Plano de Desenvolvimento Individual é o responsável por auxiliar os profissionais a estabelecerem e cumprirem metas e objetivos, com ênfase em resultados efetivos. Quer saber como fazer um PDI com seu time aí na sua empresa? Continue conosco e acompanhe.

O que é um PDI?

Um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é o nome dado ao conjunto de ações que visam estabelecer métricas de desempenho, através do desenvolvimento e acompanhamento das habilidades pessoais. Serve, principalmente, para unir os interesses de crescimento e expansão da empresa com a expectativa de ascensão e desenvolvimento do profissional envolvido. O PDI pode, inclusive, apoiar o andamento do Planejamento Estratégico de TI.

Entenda a importância da aplicação do PDI

A utilização do PDI em seu negócio tende a ser extremamente proveitosa, já que será possível estabelecer e acompanhar metas de desempenho e crescimento de cada funcionário. Por consequência, será possível planejar e acompanhar a execução do crescimento de sua empresa.

O PDI envolve um conjunto de estratégias utilizadas, principalmente, para atuar na melhoria do desempenho de cada funcionário. A clareza gerada pelo PDI envolve o colaborador de modo a ser mais fácil simples e interessante cumprir com seu papel com excelência. 

O fato de saber que seus resultados estão sendo acompanhados de perto trazem uma clareza no cumprimento das atividades, além de promoverem uma melhoria contínua de performance. Já pensou, por exemplo, em incluir certificações de TI no PDI para desenvolver o time e motivá-lo?

Outro ponto bastante atingido com a instauração de um PDI em sua organização trata da motivação. Isso porque ao traçar metas e objetivos e cumpri-los gera um sentimento de satisfação e a tendência natural é que haja um engajamento ainda maior, contribuindo não apenas com os resultados, mas também, com o clima organizacional de toda a equipe, ajudando inclusive a diminuir o turnover, que costuma ser um problema em muitas empresas.

Além disso, há mais um grande fator que se observa nas empresas que atuam com essa estratégia: a identificação e retenção de talentos. Quando há métricas claramente delineadas, fica mais fácil observar aqueles que se destacam da média. Ao mesmo tempo, é possível identificar mais facilmente os funcionários que estão comprometidos, gerando um time de sucesso para o seu negócio.

vagas programathor

Como definir um Planejamento de Desenvolvimento Individual

Para criar um PDI – Plano de Desenvolvimento Individual eficiente é preciso que a equipe de Recursos Humanos esteja alinhada com os objetivos da diretoria, para que conjuntamente estabeleçam as metas e as formas mais adequadas para o acompanhamento, premiações e ajustes que eventualmente poderão ser necessários durante o percurso.

Após esse alinhamento inicial, confira os passos primordiais para que o seu PDI tenha a melhor adesão e lhe gere os melhores resultados:

• O primeiro passo é conhecer a sua equipe: identifique os talentos já existentes, bem como aqueles em potencial, como por exemplo a necessidade do desenvolvimento de skills de liderança. Defina junto aos gestores o que se pode esperar de cada um individualmente, considerando o que será importante para o desenvolvimento da empresa. Se necessário, realize um brainstorming com o time;

Estabeleça metas possíveis: pode parecer óbvio, mas metas irreais estão presentes nos mais variados setores da indústria e comércio. Os efeitos são desastrosos e a motivação simplesmente desaparece. Por isso, estabelecer metas individuais factíveis para cada um é o melhor caminho para obter êxito. Se necessário, aumente de forma gradativa o que você espera;

Separe objetivos macro e micro: não adianta definir um grande objetivo a longo prazo, sem que haja pequenos objetivos no caminho para se chegar ao resultado final. O PDI exige que sejam aplicadas metas de curto prazo (por exemplo semanais, quinzenais) para que essas pequenas conquistas facilitem e apoiem o alcance das metas de médio e longo prazo (por exemplo semestrais ou anuais). Aqui, não tenha medo e seja bem específico;

• Planeje as ações: isso significa que após definir as metas menores e maiores, será preciso estabelecer a forma como elas serão executadas. O medo do desconhecido é uma das maiores causas da procrastinação dos funcionários e, por isso, o PDI veio para acabar com a perda de tempo, ajudando a focar nas ações que geram resultados palpáveis.

O que você achou do PDI – Plano de Desenvolvimento Estratégico?

Sem dúvidas, saber onde quer chegar te faz caminhar de um modo mais fácil, motivado e rápido, não é mesmo? No campo empresarial não é diferente. Por isso, o PDI atua como um facilitador de resultados, fazendo com que cada minuto e ação colaborem com a ida em direção ao caminho do sucesso e do crescimento.

Vale citar também, que se você busca aprimoramento profissional, você pode ainda aplicar o PDI com essa finalidade, incluindo o desenvolvimento de soft skills ou hard skills importantes para a sua carreira! Principlamente se você estiver em busca de uma vaga.

Enfim, se você já usa esse tipo de planejamento na sua empresa ou pretende utilizá-lo, deixe aqui os seus comentários e sugestões sobre o tema.

PDI

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar