Um tema bastante em alta ultimamente, o Machine Learning tornou-se fundamental para apoiar muitos avanços tecnológicos que tem ajudado muito a humanidade. Saiba mais aqui nesse conteúdo, entendendo o que é Machine Learning e como funciona.

O que é Machine Learning e como funciona?

A ideia principal do Machine Learning é analisar um compilado de dados (os dados são o que faz o machine learning acontecer), de modo a identificar padrões que possam ser utilizados como respostas para um cenário, através dos dados analisados, observações e interações com o mundo. Tecnicamente falando, o objetivo do machine learning é generalizar diversos padrões de respostas, a partir de dados previamente estabelecidos.

Vale ressaltar que o machine learning utiliza algoritmos matemáticos para obter os resultados esperados, sendo que existem diversos tipos de algoritmos atualmente, cada um criado com a finalidade de obter informações diferentes.

vagas programathor

Os algoritmos de aprendizado

Em resumo os algoritmos de aprendizado utilizam dados de treino previamente disponibilizados, para “treinar” um modelo capaz de generalizar bem os dados e prover respostas, de modo a estar pronto para prever respostas quando apresentado a novos dados.

Um bom algoritmo deve ser capaz de analisar os dados de entrada e criar padrões nem muito genéricos nem muito específicos, chegando a um equilíbrio entre essas duas situações, generalizando esses dados. 

Pois, de acordo com especialistas (os chamados Cientistas de Dados): quando muito genéricas as previsões passam a ter característica de “escolha aleatória”; e quando específicas demais, significa que o algoritmo decorou os dados de entrada e não saberá como lidar caso haja novos dados para analisar.

Quais os benefícios do Machine Learning?

O machine learning, inteligência computacional ou aprendizado da máquina, como também é conhecido; quebrou muitas barreiras nos últimos anos, possibilitando avanços significativos em diversas áreas importantes para a inovação tecnológica, como a robótica, e-commerce, meios de entretenimento virtual, tendências climáticas, além de medicina e muito mais.

Sistemas que utilizam aprendizado da máquina já conseguiram resolver diversos problemas comuns da população, agilizando processos, otimizando recursos e aperfeiçoando necessidades comuns do dia a dia. Em alguns casos, computadores estão sendo capazes de atingir um desempenho até melhor do que o dos seres humanos, como é o caso da detecção e reconhecimento de objetos. Confira alguns exemplos de uso dessa tecnologia:

  • Detecção de fraudes;
  • Criação de sistemas de recomendação;
  • Sistemas de vigilância por vídeo;
  • Mecanismos de busca (como Google, por exemplo);
  • Segurança em serviço de TI;
  • Previsão de demanda e controle de logística;
  • Diagnósticos de saúde;
  • Criação de robôs;
  • Veículos autônomos.

O grande diferencial é que o aprendizado da máquina permite que, com todo o seu poder de processamento, ele seja capaz de encontrar padrões em uma grande quantidade de dados, muito mais rapidamente do que qualquer outra forma de inteligência, inclusive a humana.

Leia também: “Quais são as principais tecnologias da indústria 4.0?”

Machine Learning

O que você pensa dos avanços tecnológicos do Machine Learning?

Agora que você aprendeu mais sobre o que é Machine Learning, como funciona e os seus benefícios de maneira geral; o que você achou dessa tecnologia? Você realmente considera algo importante para os avanços em análises e estatísticas, por exemplo?

No blog da ProgramaThor, temos um artigo sobre Cientista de Dados, vale a pena conferir! Deixe aqui os seus comentários, bem como sugestões e dúvidas!

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar