Você sabia que para uma gestão mais eficiente e que possibilite maior visibilidade dos resultados da empresa, os KPIs são indispensáveis. Portanto, se isso é o que você procura, continue nesse artigo e saiba mais! Entenda o que é KPI e como funciona!

O que é KPI?

Indicadores chave de desempenho ou Key Performance Indicators, do Inglês, os KPIs são indicadores de resultado que constituem um conjunto de métricas, utilizadas para avaliar a performance da empresa. São informações essenciais para apoiar as decisões estratégicas, tanto a curto quanto a médio e longo prazos, pois, fornecem dados importantes para determinar o progresso do negócio.

Qual a função desses indicadores?

Os KPIs facilitam a percepção do rumo que a empresa está seguindo, sendo inclusive um dos pré-requisitos para a implantação da governança de TI. Ou seja, eles ajudam a determinar se as estratégias utilizadas pelo negócio estão proporcionando bons resultados ou não. Se a resposta for afirmativa, os responsáveis pela gestão da empresa sabem que estão no caminho certo e, caso os indicadores demonstrem resultados ruins, é possível então traçar novas estratégias para corrigir o cenário, a fim de buscar as metas estabelecidas.

Isso é possível porque os KPIs permitem acompanhar, analisar, sugerir, ajustar, corrigir, decidir e interferir em um processo ou atividade; visando a busca da melhor estratégia de negócio. Por isso, é fator fundamental que esses indicadores estejam relacionados as metas estabelecidas para a empresa.

vagas programathor

Benefícios do uso de KPIs

Confira alguns benefícios do uso de KPIs para o negócio:

  • Geração de informações importantes para a tomada de decisão estratégica das lideranças;
  • Maior visibilidade dos resultados de cada etapa dos processos atuais;
  • Apoio à maior assertividade nas tomadas de decisão;
  • Mais eficiência e eficácia nos processos da empresa, através do direcionamento das ações;
  • Agilidade e transparência na divulgação de resultados;
  • Apoio contínuo à conquista de excelência nos processos;
  • Permite a criação de um dashboard que forneça uma visão importante de informações sobre a “saúde” dos negócios.

Tipos mais comuns de indicadores de desempenho

Basicamente é possível identificar quatro tipos de indicadores de desempenho, essenciais para o bom funcionamento do negócio. São eles os indicadores de:

  1. Qualidade: esse é um quesito fundamental em qualquer produto ou serviço, por isso, os indicadores de qualidade são fundamentais para quem precisa acompanhar possíveis desvios ou não conformidades dentro dos processos produtivos do seu negócio. Um ponto interessante é acompanhar esse tipo de KPI junto com o de produtividade.
  1. Produtividade: com informações sobre o nível de produtividade dos recursos da empresa, esse KPI fornece a visibilidade do uso desses recursos (inclusive dos sistemas que usam inteligência artificial), bem como da performance geral, a partir das entregas realizadas.
  1. Capacidade produtiva: esse indicador fornece a visão de capacidade de resposta de um processo de produção, como por exemplo, a quantidade de produtos que uma pessoa (ou um robô, no caso das empresas que fazem parte da Indústria 4.0) consegue montar em determinado tempo.
  1. Estratégicos: com dados que mostram os resultados da empresa como vendas ou NPS (satisfação do cliente) por exemplo; os indicadores estratégicos mostram a “saúde” dos negócios da empresa, de modo que seja possível avaliar se a mesma está progredindo em relação aos objetivos previamente estabelecidos.

Utilize KPI s para ajudar a alcançar o sucesso da empresa!

Informações são essenciais para o alcance de resultados em qualquer âmbito. Quando se trata de estratégia de negócios então, não há dúvidas de que possuir informações relevantes na periodicidade adequada, é fundamental para direcionar a empresa rumo ao atingimento das metas propostas.

Por isso, o uso de KPIs deve acontecer como estratégia de ação imediata e duradoura, em qualquer tipo e tamanho de negócio. Lembrando que se você usa ou pretende usar a governança de TI na sua empresa, a utilização de KPIs é fundamental.

Se você tiver dúvidas, sugestões e comentários sobre a utilização de indicadores de desempenho, compartilhe conosco!

KPI

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar