Se você conferiu nosso artigo sobre blockchain, você sabe do que se trata, como funciona e o quanto essa tecnologia tem sido importante para garantir mais segurança na tramitação de dados digitais. Agora, a mais nova tendência é o uso de NFT, que é um recurso atrelado ao blockchain

Caso você esteja aproveitando o início de ano para buscar uma nova oportunidade de emprego, ainda mais se você é programador e busca uma oportunidade, é super importante ficar antenado sobre essas tendências de tecnologia! Assim, você não fica para trás nos processos seletivos que exigem conhecimentos mais atuais. Então, continue nesse artigo e saiba mais sobre NFT e blockchain!

O que é NFT?

Criado para estabelecer originalidade e exclusividade a bens digitais, o NFT (Non-fungible Token) nada mais é do que um tipo de certificado digital estabelecido com uso de blockchain.  A grande sacada de um NFTs é que ele identifica um bem não fungível, ou seja, garante que um bem seja único e intercambiável, o que significa que ainda que seja trocado ou mude de dono, o bem continua tendo o mesmo valor. 

Um exemplo é uma nota de dinheiro que, ainda que você a troque, o valor financeiro que você tem permanecerá sendo o mesmo. E como os NFTs são armazenados em blockchain, apenas uma pessoa pode possuir o item original, já que o blockchain garante a segurança digital daquele item.

Como o NFT funciona?

O NFT serve para identificar como não fungível qualquer tipo de conteúdo digital, ainda que seja uma foto, um áudio, um vídeo e até mesmo uma postagem em uma rede social, entre diversos outros. Ou seja, qualquer item disponibilizado digitalmente pode ser assegurado por um NFT.

Esse processo faz com que esse item se torne único no mundo, fazendo com que o mesmo passe a ser interessante para quem deseja adquirir algo desse tipo com exclusividade. Assim, é gerado um mercado que muitas vezes pode envolver colecionadores e investidores interessados na aquisição de ativos digitais.

Vagas ProgramaThor - NFT e blockchain

Atualmente a maioria dos NFT são criados através do blockchain conhecido como Ethereum, sendo que eles ficam armazenados em carteiras digitais que sejam compatíveis com NFT. 

O Ethereum funciona como uma base de dados descentralizada (muito utilizada por quem negocia criptomoedas, inclusive), possibilitando o rastreamento, o recebimento e, também, o envio de informações. 

A segurança se dá pela rastreabilidade que esse mecanismo possibilita, já que todas as transações ficam registradas em um documento oficial. Esse documento é de propriedade do dono do NFT, mas pode ser acessado por qualquer usuário que deseja saber mais detalhes sobre a autenticidade do item.

A descentralização de dados proporcionada pelo blockchain é o que proporciona toda a segurança da originalidade do item com NFT. Isso garante que as informações são invioláveis, o que tem impulsionado a aceleração de um mercado digital baseado em NFTs.

Saiba mais sobre NFT e blockchain!

Assim como as criptomoedas, os NFTs prometem ser uma tendência de comercialização digital que veio para ficar. Afinal, qualquer pessoa pode definir que qualquer item digital de sua autoria seja atrelado a um NFT, resguardando a sua autenticidade, originalidade e exclusividade, sob a expectativa de comercialização.

Para quem estiver buscando aprofundar os conhecimentos para aprimorar o currículo, não deixe de aprender mais tecnicamente sobre NFT e, também, blockchain. Assim, você estará apto para trabalhar com essas tecnologias, nesse momento em que o tema é tão recorrente no mercado. Saiba mais também sobre computação da nuvem e entenda a relação desse tema com blockchain e tendências de mercado.

Caso tenha dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, não deixe de escrever aqui!

ProgramaThor - NFT e blockchain

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar