Se você conferiu nosso artigo sobre transformação digital, você deve ter compreendido a importância desse movimento que está rolando nas empresas (e por que não dizer, no mundo?). 

No entanto, pode ser que você ainda tenha dúvidas sobre alguns pontos e, pensando nisso, trouxemos esse conteúdo que esclarece alguns mitos sobre transformação digital. Confira!

Mitos sobre a transformação digital: quais são os principais

Configura aqui alguns dos mitos mais comuns que envolvem a transformação digital. Entenda porque existem e clareie suas ideias sobre esse movimento tão importante para a sociedade como um todo e é claro: essencial para o futuro das empresas.

Somente empresas de tecnologia passam pela transformação digital

Esqueça totalmente a ideia de que somente as empresas nativas digitais passarão pela transformação digital. O mundo de maneira geral tem sofrido mudanças que envolvem o surgimento de inovações tecnológicas (como a criação de equipamentos que usam IoT, por exemplo), portanto, não faz sentido achar que somente empresas de TI fazem parte disso.

Dessa forma, qualquer empresa, independentemente do segmento, pode e deve se beneficiar de uma cultura que priorize soluções digitais e, quem não aderir a essa realidade, pode se tornar uma empresa ultrapassada e fadada ao fracasso.

Basta automatizar a experiência do cliente

Criar a melhor experiência possível para os clientes é uma missão de suma importância para qualquer empresa, de qualquer segmento. Mas isso independe de transformação digital, não sendo inclusive, o suficiente para que uma empresa seja considerada digital.

Isso porque a transformação digital é um processo que reflete todo o negócio, englobando todas as áreas da empresa, ou seja, vai muito além da experiência do cliente.

As lideranças não representam papel significativo

Assim como bem explanado no artigo sobre como a transformação digital acontece, a liderança sênior da empresa precisa não somente compreender e concordar com o movimento de transformação digital, mas aderi-lo. Caso isso não aconteça, todo o processo tende a ser muito mais dificultoso.

Logo, investir nas iniciativas dos times é muito importante para a transformação digital, mas a mudança de mindset de modo que as lideranças compreendam a importância de fazê-la, é tão importante quanto ou até mais. Isso porque uma transformação nessa magnitude necessita de liberdade e apoio para grandes mudanças.

Vagas ProgramaThor - transformação digital

A área de TI é responsável por esse movimento

Não há dúvidas de que a área de TI da empresa precisa estar engajada na transformação digital e é parte fundamental de todo o processo. Mas ela não é a área responsável pelo movimento.

A área de TI precisa garantir e viabilizar a adoção de estratégias digitais, mas a responsabilidade para que a transformação aconteça, de fato, é compartilhada entre todas as áreas da empresa.

Vale a pena esperar para ver se o movimento faz sentido

Não, realmente não vale a pena. Sabe aquele ditado que diz que “camarão que dorme a onda leva?”, pois bem: faz total sentido nesse contexto.

Isso porque a demanda por inovação não somente é real como tem se tornado cada dia mais urgente, dadas as exigências de um público cada vez mais “antenado”. Logo, as empresas que não acompanharem essa tendência certamente correrão um grande risco de não resistir por muito tempo frente à concorrência.

Basta criar aplicativos

Devido os smartphones terem se tornado um recurso quase indispensável no cotidiano de todas as pessoas, muito se associa inovação tecnológica com aplicativos mobile. Falando de transformação digital, está totalmente equivocado associá-la somente a criação de aplicativos. Pois, tornar uma empresa digital vai muito, mas muito além de disponibilizar um app.

No entanto, desenvolver soluções digitais faz parte sim desse movimento. Inclusive, devido a isso, tem ocorrido um boom na abertura de vagas para programadores e outros tipos de profissionais de TI

Chega de mitos!

Não deixe de apostar na transformação digital da sua empresa, por conta de mitos. Pesquise e informe-se sobre o assunto para estar sempre por dentro. Lembrando que se tiver dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema, não deixe de escrever aqui!

ProgramaThor - transformação digital

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar