Um tema em alta no mercado de TI, o uso de microsserviços tem sido um grande aliado na hora de desenvolver soluções mais robustas e de melhor performance, na nuvem. Inclusive, o uso de microsserviços é um diferencial da computação na nuvem.

Quer saber mais? Siga essa leitura e descubra como otimizar suas implementações de sistemas usando microsserviços.

Entendendo o conceito de microsserviços

Microsserviços são, em resumo, a divisão de um software em “pedaços menores” que ficam armazenados em contêineres, de modo que seja possível aprimorar o desempenho do sistema e otimizar o desenvolvimento. 

Isso também facilita a manutenção ou suporte ao sistema, visto que o uso de microsserviços permite atuar em partes isoladas, sem que seja necessário parar ou debugar todo o software para solucionar um problema. 

Falando de maneira mais conceitual, os microsserviços surgiram como uma abordagem arquitetônica proveniente das características da computação na nuvem. Além disso, facilita muito a parte organizacional do desenvolvimento de um sistema, já que ele é dividido em pequenos serviços independentes.

Por fim, o grande diferencial da arquitetura em microsserviços é o fato dela ser projetada para que cada serviço tenha um conjunto de recursos, dedicado para tratar de um ponto específico da aplicação. Isso permite, inclusive, que mais de um programador trabalhe no desenvolvimento do mesmo software, com muito mais facilidade e autonomia.

Algumas características

Quanto às características técnicas dos microsserviços, destacam-se:

  • A comunicação é feita através do uso de APIs bem definidas, sem que seja necessário o compartilhamento de código entre serviços;
  • Cada serviço deve ser autossuficiente, ou seja, funciona independentemente dos demais serviços;
  • Essa arquitetura facilita a escalabilidade;
  • Os desenvolvimentos ficam mais ágeis a medida em que cada serviço pode ser criado e testado independentemente;
  • Possibilita uma arquitetura sem servidor.
Vagas ProgramaThor - microsserviços

Microsserviços e Arquitetura Monolítica: entenda a diferença

Para entender melhor o que são e como funcionam os microsserviços, vale a pena comparar essa arquitetura com a monolítica:

  • Arquitetura Monolítica: processos totalmente acoplados e dependentes, executados como um serviço único. Dentre as principais dificuldades desse modelo, destaca-se que, caso haja algum problema na aplicação como picos de performance, todo o sistema fica comprometido. Da mesma forma, uma manutenção exige que o sistema fique fora do ar, já que não é possível atacar somente no ponto que necessita de intervenção.
  • Arquitetura de microsserviços: cada processo do sistema é definido e criado como um serviço apartado, de modo que eles se comunicam entre si, mas não dependem um do outro para se manter em funcionamento. Isso permite que cada serviço possa ser implantado, escalado, debugado, enfim, em paralelo, sem afetar o funcionamento dos demais e, consequentemente, da aplicação.

Conheça mais sobre microsserviços e aprimore o seu currículo!

Além das informações que trouxemos aqui, confira também os nossos artigos sobre os principais usos da computação da nuvem e tipos de ambiente na nuvem! Entenda mais sobre esse conceito! E se você é um programador em busca de uma vaga, não deixe de conferir os outros artigos em nosso blog e aprender sobre muitas outras coisas interessantes para se tornar ainda mais competitivo!

Lembrando que se tiver dúvidas ou comentários sobre o tema, escreva aqui abaixo!

ProgramaThor - microsserviços

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar