Para a alegria dos programadores, principalmente daqueles que estão em busca de uma oportunidade de trabalho e, por isso, querem sempre aprender algo novo – as soluções facilitadoras para o dia a dia de desenvolvimento de software, não param de surgir!

Seguindo essa linha, o Google criou o Kubernetes, que é uma solução incrível para quem trabalha com computação na nuvem. Continue a leitura e entenda mais!

Afinal, o que é Kubernetes?

Kubernetes é um serviço de cloud container gerenciado, criado principalmente para viabilizar a entrega rápida de aplicativos. Trata-se ainda de uma plataforma de código aberto desde 2014, que oferece portabilidade e é extensiva, pensada para facilitar a implantação, o dimensionamento e o gerenciamento de aplicações, através de automatização. 

Quanto ao funcionamento e utilidade do Kubernetes, a melhor e mais simples forma de compreender é justamente compará-lo a um contêiner físico, daqueles que vemos em caminhões e são utilizados para transportar cargas em navios.

Ou seja, trata-se de um local no qual são agrupados objetos (nesse caso, códigos) que precisam ser enviados de um local para o outro, de modo que esses códigos possam ser executados em diversos locais.

Então, para tornar esse armazenamento ainda mais eficiente e organizado, foram criados os micro serviços, que permitem distribuir o conteúdo do contêiner em componentes menores.

Uma linha do tempo

Para tornar mais visível o avanço tecnológico que envolve o surgimento do Kubernetes, veja uma linha do tempo da implantação de sistemas:

  • No método de implantação um tanto quanto obsoleto, mas considerado tradicional, as aplicações rodavam em servidores físicos, sendo esse cenário nada versátil, pois as delimitações de recursos eram limitadas, ocasionando dificuldades na alocação de recursos. Isso tendia a causar problemas no desempenho das aplicações.
  • Como solução para o cenário anterior surgiu então a virtualização, permitindo a execução de diversas VMs (Virtual Machines) ao mesmo tempo e em um único servidor físico. Esse recurso possibilita a separação das aplicações, melhorando os níveis de segurança e performance.
  • Por fim, a inovação dos contêineres surgiu como uma evolução das VMs, já que mantém a estratégia de separação e flexibilidade, mas com o grande diferencial de serem leves e portáveis entre ambientes da nuvem.
Vagas ProgramaThor - kubernetes

Benefícios do uso de Kubernetes

Dentre os principais benefícios do uso de contêineres, o mercado destaca:

  • Agilidade: devido a facilidade e maior eficiência proporcionadas pelo uso de Kubernetes, a implementação de aplicações fica muito mais ágil, se comparada com o uso das tradicionais VMs.
  • Ciclo contínuo de desenvolvimento: a implementação, integração e a implantação de soluções ficam mais confiáveis e otimizadas, permitindo inclusive, reversões rápidas e eficientes, se necessário.
  • Criação de imagem facilitada: a criação de imagem em contêiner permite muito mais flexibilidade no desenvolvimento de aplicações, facilitando a separação de operação e infraestrutura, por exemplo.
  • Observabilidade: permite a observação e análise de informações e métricas do sistema operacional e, também, a avaliação da integridade e desempenho das aplicações.
  • Qualidade de execução independe de ambiente: seja em tempo de desenvolvimento, teste ou produção, as aplicações funcionam da mesma forma rodando direto na nuvem ou em máquina.
  • Portabilidade: as aplicações com Kubernetes rodam em qualquer distribuição de nuvem ou sistema operacional. Além disso, permitem a utilização de recursos com alta densidade e eficiência.
  • Micro serviços: talvez um dos maiores diferenciais do uso de contêineres seja a divisão das aplicações em partes menores e independentes, podendo ser implantadas e gerenciadas dinamicamente, o que torna a aplicação muito mais robusta.

Você já trabalhou com Kubernetes?

Cada vez mais empresas têm adotado essa solução Google no desenvolvimento de suas aplicações. Esse movimento faz com que, inevitavelmente, as oportunidades para desenvolvedores que conheçam Kubernetes não parem de aumentar. Portanto, se você já sabe o que é computação na nuvem, não perca a chance e aprimore ainda mais os seus conhecimentos em Kubernetes!

Você pode, inclusive, ler alguns livros para programadores que te ajudem no entendimento de novas tecnologias. E se você tiver dúvidas ou comentários sobre o tema, não deixe de escrever aqui, também!

ProgramaThor - kubernetes

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar