Também conhecido como a fonte do Big Data, o Data Lake é uma solução pensada para a disponibilização de dados, que tem transformado o conceito simples de base de dados que conhecíamos até então. Acompanhe esse artigo e saiba mais sobre!

Entenda o que é Data Lake

Criado como um repositório de dados pensado para o Big Data, a ideia do Data Lake é manter um único repositório de dados na empresa, de modo a disponibilizar todos os dados brutos de negócio, para quem necessitar. Afinal, esses dados estarão disponíveis para todos os recursos da empresa que precisem fazer alguma análise sobre eles, inclusive áreas de negócio.

É importante ressaltar que o conceito de Data Lake é um novo mindset e não apenas a ideia de criar uma nova tecnologia que funcione como um grande repositório de dados. Podemos dizer, inclusive, que se trata de um modelo que traz a proposta de um novo “ecossistema de dados”.

No entanto, utilizar Data Lake como um recurso corporativo ainda é uma ideia recente e que está amadurecendo aos poucos. Isso porque manter um repositório central de dados, com baixo custo e que seja capaz de armazenar todos os tipos de dados da empresa; ainda é considerada uma ideia ousada e que está sendo avaliada aos poucos.

Embora haja algumas soluções comerciais já disponíveis no mercado, que cumprem o papel de um Data Lake (lembrando que se trata de um conceito e não de uma tecnologia), as empresas em si ainda precisam adaptar os seus processos, sistemas e até capacitar os funcionários; para lidar com esse tipo de armazenamento e disponibilização de dados.

vagas programathor

Como funciona?

Os dados são armazenados em seu formato bruto (não estruturado), ou seja, sem qualquer processamento, tratamento e, até mesmo sem diretrizes de governança. Para que o conceito de Data Lake funcione, podem ser necessárias várias tecnologias diferentes, como por exemplo, uma que realize a coleta dos dados, outra para a importação e outra para o processamento.

No entanto, o valor de negócio de um Data Lake está pouco relacionado com as tecnologias escolhidas para o seu funcionamento. Isso porque o valor agregado a esse conceito provém das habilidades relacionadas a ciência de dados envolvida.

Outro ponto relevante é que o Data Lake não substitui o uso de plataformas analíticas e nem da infraestrutura já estabelecida, mas complementa os recursos existentes e proporciona a descoberta de novas utilidades para os dados levantados.

Em resumo, um Data Lake pode ser comparado com um imenso grid, que possua muitas (muitas mesmo!) linhas e colunas; sendo que cada célula desse grid pode conter um tipo diferente de dado: documento, imagem, texto, etc. E como esses dados são armazenados em sua forma bruta, é possível analisá-los sob diversos contextos.

Sendo assim, o diferencial do Data Lake é o conceito de metadado (dado sobre dado). Cada dado inserido possui um metadado que permite identificá-lo facilmente na hora de realizar uma análise.

O Data Lake seria o futuro do armazenamento de dados?

O Data Lake tem ganhado cada vez mais destaque, pois, é um recurso robusto e que atende toda a organização, e não apenas a área de TI. Além disso, as características por trás desse conceito corroboram a ideia de que o armazenamento e disponibilização de dados nesse formato, tende a trazer toda a confiabilidade, agilidade e alta performance, que as inovações tecnológicas necessitam cada vez mais, hoje em dia. Você concorda com isso? Deixe aqui as suas dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema!

Data Lake

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar