Diante da pandemia mundial e todas as consequências disso na vida da população, nada mais natural que a forma de trabalhar também tenha mudado. E o principal fator dessa mudança, com certeza é home office: trabalho remoto, realizado através de sistemas e ferramentas que possibilitam a comunicação dos profissionais com seus times, o compartilhamento de informações, a gestão do tempo e muito mais!

No entanto, embora haja inúmeras vantagens no trabalho home office, há também dificuldade quando se fala em trabalhar em casa e se tem filhos (que não podem ir à escola durante a quarentena), por perto. Preparamos então esse conteúdo com dicas para te ajudar nesse desafio! Continue a leitura e saiba mais!

Home office com filhos: dicas para facilitar o dia a dia

Veja algumas sugestões de como driblar a dificuldade de ter que trabalhar e lidar com os filhos ao mesmo tempo, inclusive se você for programador(a) trabalhando em home office:

1- Incentive seus filhos a realizarem suas atividades sozinhos

Sejam atividades do lar ou tarefas escolares, é de suma importância instruir as crianças e incentivá-las a terem responsabilidade e cumprir com ela. Dessa forma, elas desenvolverão independência e autonomia, além de responsabilidade. Por isso, estipule cronogramas de tarefas junto com as crianças, orientando-as quando e como elas executarão cada atividade.

Não deixe de ajudar sempre que necessário, ao mesmo tempo em que é preciso incentivar ao máximo que as crianças façam sozinhas o que lhes foi proposto. E então, você pode aproveitar para conciliar esses momentos nos quais elas estarão entretidas/ocupadas, para realizar o seu trabalho.

2- Mantenha ambientes separados

É importante que sejam estabelecidos locais para as atividades das crianças e para as suas. O trabalho home office requer um ambiente propício, tranquilo, com pouco barulho e boa iluminação; de preferência no qual as crianças tenham pouco acesso. Da mesma forma, é importante que as crianças tenham um espaço adequado para estudar, brincar e realizar as suas atividades do dia a dia. Assim, é possível conciliar tudo, sem que as crianças atrapalhem o home office, e vice-versa.

vagas programathor

3- Se possível, peça ajuda no home office com filhos

Caso haja uma reunião muito importante ou uma atividade na qual você precise de alta concentração, é interessante que você conte com alguém para te ajudar com as crianças. Pode ser seu parceiro(a) ou quem sabe até mesmo um parente ou amigo que more próximo e também esteja em quarentena, como você. 

Mas de qualquer forma, não deixe de conversar com seus filhos e explicar a situação. Claro que quanto maiores as crianças, mais fácil de entenderem a situação, no entanto, ser transparente, expor o cenário e deixar claro que você conta com a colaboração dos seus filhos, ajudará com que eles entendam que precisam colaborar.

4- Compreenda o momento e a necessidade do home office com filhos

É importante ter em mente que todos estão passando pelo mesmo momento de isolamento social e que, certamente, a sua empresa compreende as dificuldades da situação. Por isso, tente não se cobrar demais durante essa fase, pois isso pode acabar fazendo com que você se estresse e desconte nas crianças, tornando todo o cenário ainda mais complicado.

Por isso, tenha em mente que é apenas uma fase que logo vai passar, mantenha paciência caso as crianças acabem atrapalhando o seu trabalho em algum momento e, não se esqueça de aproveitar tanto quanto possível para curtir esses momentos ao lado delas. Certamente, quanto você estiver trabalhando na empresa novamente, você sentirá saudades do tempo em que esteve fazendo home office com filhos.

O home office com filhos pode proporcionar aprendizado mútuo!

Temos certeza de que essa fase de isolamento social irá passar, então, porque não aproveitar tudo isso para gravar lembranças de lindos momentos juntos com seus filhos, na sua memória e na deles? Claro que em momentos nos quais sejam necessários maior concentração no seu trabalho, é importante manter as crianças distraídas com outras atividades. 

A tecnologia tem sido uma grande aliada em tempos de pandemia, mas ainda assim, no dia a dia, procure manter a calma e a paciência, e aproveitar os intervalos para interagir com as crianças, realizar atividades juntos e a para ensiná-las a importância de respeitar os momentos de trabalho da mamãe e do papai! 

Lembrando que, caso haja alguma dúvida ou queira complementar com sugestões nos escreva abaixo. Além disso, navegue pelo site da ProgramaThor e conheça mais sobre nós!

Home office com filhos

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar