Todos os projetos possuem riscos em potencial, inclusive os projetos de TI, que permeiam processos de negócio, muitas vezes críticos. Para garantir que não haja prejuízos e os projetos sejam executados com sucesso, é fundamental que os profissionais envolvidos saibam fazer uma boa gestão de riscos. Confira aqui o que é gestão de riscos e como executá-la, para saber identificar esse conhecimento nos seus processos de recrutamento e seleção.

O que é gestão de riscos

Entende-se por risco todo problema em potencial, que possa resultar em prejuízos para a empresa. Riscos são inerentes ao negócio, independentemente do tipo de negócio, ainda que o produto ou serviço oferecido siga normas de qualidade e segurança, preestabelecidas. 

Considerando isso, a gestão de riscos se resume em ações estratégicas definidas para levantar, identificar, mapear, controlar, tratar e prevenir riscos que possam existir nos processos de negócio da empresa ou funcionalidades de um projeto, por exemplo.

Essa gestão possibilita que a empresa atue de forma preventiva sobre riscos, evitando problemas futuros e facilitando a implementação de melhorias. Assim, a gestão de riscos é importante para, caso surjam situações potencialmente ameaçadoras para o negócio ou projeto, o time saiba como agir, seguindo um plano de ações.

vagas programathor

Como aplicar a gestão de riscos para projetos de sucesso

O plano de gestão de riscos pode ser definido como um conjunto de ações predefinidas e coordenadas, que têm como objetivo mapear, gerenciar e controlar; potenciais ameaças, que podem ser, por exemplo: perda de recursos, funcionalidades não mapeadas, acidentes de trabalho, processos judiciais, fraudes financeiras, etc.

Um profissional conhecedor da gestão de riscos, sabe que há diferença entre tratar um risco antes do mesmo se tornar um problema, o que se chama de prevenção; e tratar um risco que já se tornou um problema, que é quando se deve mitigar o mesmo. E se for o caso da ocorrência de um risco que não tenha sido mapeado, a ação sobre ele é denominada ação prescritiva.

Respostas previstas em uma gestão de riscos bem aplicada

Quando se mapeia um risco é necessário definir uma resposta ou abordagem, para o problema em potencial. Converse com os seus candidatos à oportunidades de gestão de projetos e verifique se os mesmos conhecem as possíveis respostas aos riscos, que podem ser:

  • Aceitar: quando é decidido que nenhuma ação será tomada perante os riscos;
  • Mitigar: ações são tomadas para diminuir as chances da ocorrência dos riscos ou para diminuição dos possíveis impactos;
  • Tratar como oportunidade: caso haja uma oportunidade em potencial proveniente de um risco, deve ser criado um plano para convertê-lo em oportunidade;
  • Transferir: caso os impactos e responsabilidades sobre as tratativas do erro sejam transferidos para terceiros (podendo ser um fornecedor, por exemplo);
  • Eliminar: quando são tomadas ações para eliminar totalmente uma ameaça em potencial.
Gestão de riscos

Contrate profissionais conhecedores de gestão de riscos!

Se você está em busca de profissionais com bons skills de gestão de projetos, não deixe de conferir se os candidatos possuem conhecimento em gestão de riscos. Essa habilidade é fundamental para o sucesso dos projetos. Aproveite então as informações desse conteúdo para questionar o conhecimento dos candidatos durante o processo de recrutamento.

No blog da ProgramaThor, temos um artigo sobre a importância do mapeamento de processos no recrutamento e seleção, vale a pena conferir! Registre aqui as suas dúvidas, sugestões e comentários; sobre a gestão de riscos para projetos de sucesso!

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar