O mundo tem evoluído em diferentes aspectos. É preciso então que os métodos de gestão acompanhem esse ritmo, evoluindo no que diz respeito ao capital humano e, também, as inovações tecnológicas.

A partir desse cenário é que surgiram novos conceitos de gestão, como a Gestão 3.0 e a Gestão 4.0. Acompanhe esse conteúdo e entenda mais sobre cada um.

O que é Gestão 3.0?

Também conhecida como “gestão colaborativa”, a Gestão 3.0 é um estilo de liderança que visa permitir a participação de todo o time (ou toda a empresa), nas decisões que impactam o sucesso do negócio. Afinal, a ideia por trás desse conceito é a de que a gestão é algo muito importante para ter o envolvimento somente de gerentes e diretores.

Dessa forma, entende-se que a Gestão 3.0 (ou Management 3.0, do Inglês) possui uma vertente de gestão mais humanizada, na qual não se leva em consideração somente o cargo de uma pessoa, mas sim, o envolvimento dela no negócio, seu engajamento e visão de futuro, independente do seu cargo na hierarquia.

Essa estratégia visa engajar os colaboradores, fazendo com que todos foquem em um objetivo em comum, do qual todos se sintam parte. É comprovado que isso ajuda a garantir o crescimento do negócio, bem como entregas rápidas, eficazes e maior agilidade na criação de novos produtos e serviços. Além disso, a tendência é que haja diminuição na rotatividade de pessoas.

A Gestão 3.0 cita os seguintes pontos como essenciais para o sucesso do negócio:

  • Energizar o time, incentivando a criatividade;
  • Empoderar o time, dando autonomia;
  • Manter um time auto organizável;
  • Manter regras e restrições bem alinhadas entre todos;
  • Desenvolver o time, aperfeiçoando competências;
  • Incentivar o crescimento do time;
  • Apoiar a melhoria contínua, explorando oportunidades.

>> Leia também: “Quais são as principais tecnologias da indústria 4.0?

vagas programathor

O que é Gestão 4.0?

Se por um lado a Gestão 3.0 foca em pessoas, a Gestão 4.0 preza principalmente pelas inovações tecnológicas, com foco em modernização das estratégias de gestão e de produção. Assim, a Gestão 4.0 surgiu em decorrência da transformação digital que o mercado tem vivido nos últimos anos.

Para não ver sua empresa ser engolida pela concorrência que aderiu a transformação digital, é preciso se atentar às tecnologias desruptivas e acompanhar as tendências. No entanto, o grande desafio pode ser justamente esse: como coordenar pessoas, processos de negócio e recursos interconectados; na era digital?

Pode-se dizer que a essência da Gestão 4.0 é garantir mais agilidade e flexibilidade para acompanhar as inovações tecnológicas seguindo o ritmo do mercado, mas sem abrir mãos de uma gestão efetiva e participativa (ou seja, a Gestão 3.0 acompanha a Gestão 4.0). O grande diferencial é zelar por uma gestão interativa, criativa, participativa, aberta e que seja capaz de integrar máquinas, sistemas inteligentes e capital intelectual, em prol do sucesso e crescimento do negócio.

Partindo dessa ideia, é importante que a liderança da Gestão 4.0 atue muito mais como facilitadora e agregadora, do que como uma liderança mais tradicional, daquelas que somente dá ordens e observa de cima.

Algumas tecnologias que originaram a Gestão 4.0 são:

  • Machine Learning;
  • Sistemas computacionais baseados no cérebro humano (como os algoritmos de aprendizado);
  • Robôs que realizam atividades até então realizadas somente por humanos, como robôs contadores ou jurídicos;
  • Fábricas inteligentes;
  • Computação na nuvem;
  • Redes neurais; etc.

Ficou claro que a Gestão 3.0 e a Gestão 4.0, se complementam?

Ainda que haja avanços significativos na tecnologia e que cada vez mais as capacidades humanas sejam reproduzidas por sistemas; é fato que sempre serão necessárias pessoas garantindo a sustentação das empresas. Por isso, Gestão 3.0 e Gestão 4.0 andam juntas.

No blog da ProgramaThor, temos um artigo sobre Machine Learning, vale a pena conferir! O que você achou desse conteúdo? Caso haja dúvidas, sugestões ou comentários; escreva aqui!

Gestão 3.0 e 4.0

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar