O uso de frameworks é uma maneira muito prática e eficiente de colocar algumas ações em prática, principalmente em situações que requerem maior agilidade, como é o caso da implementação dos procedimentos exigidos pela LGPD, nas empresas.

Confira então alguns exemplos de frameworks de segurança da informação e os benefícios de usá-los!

O que é um framework de segurança da informação?

Trata-se de uma série de processos definidos para pôr em prática políticas e procedimentos relacionados à implementação e ao gerenciamento de iniciativas de segurança da informação dentro de um ambiente corporativo.

A governança de TI entra em ação aqui, como fator primordial para apoiar a aplicação desses frameworks e o sucesso das ações de segurança da informação. Pois, esses frameworks são as principais ferramentas para ajudar a garantir a devida implementação de modelos e medidas das melhores práticas desse segmento (sendo esse inclusive um pré-requisito para implantação da governança de TI).

Benefícios do uso de frameworks de segurança da informação

Como os frameworks trazem soluções rápidas e confiáveis, baseadas na experiência de outras empresas e especialistas, é possível ganhar muito tempo na estruturação de uma boa governança de segurança da informação, na sua empresa. Confira aqui os principais benefícios de adotar o uso de frameworks de TI para segurança da informação:

Uso de linguagem comum por toda empresa

O grande diferencial do uso de um framework é que ele faz com que toda a empresa se comunique mais facilmente através de uma “linguagem comum”, devido a padronização de normas, conceitos e informações; facilitando a comunicação e reduzindo riscos em potencial.

Um exemplo é quando a empresa utiliza o framework da norma ISO 27001: todos os colaboradores sabem diferenciar um evento de um incidente de segurança.

Com a base conceitual comum dos frameworks, treinamentos são facilmente aplicados e o conhecimento difundido. 

Vagas ProgramaThor - Frameworks de segurança da informação

Conformidade com as normas de auditoria

Todas as empresas que desejam manter um padrão de qualidade, segurança, organização e credibilidade, passam por auditorias, sejam elas internas ou externas.

A aplicação de frameworks de segurança da informação apoia significativamente os processos de auditoria, uma vez que promove o uso de boas práticas de governança, como critérios de compliance.

Isso porque o uso de padrões, possibilita que as diretrizes de segurança da informação sejam conduzidas e gerenciadas de maneira mais assertiva. 

Mais segurança nos trâmites com dados

É difícil falar de dados, atualmente, sem associar a necessidade de integridade, confiabilidade, disponibilidade e qualidade – como requer o uso de Big Data, por exemplo. Os frameworks de segurança da informação oferecem um conjunto de padrões com regras e normas que regulam os dados que tramitam pela organização, oferecendo toda a segurança necessária.

Clareza de KPIs

Os KPIs são uma ferramenta de extrema importância para demonstrar o que está funcionando e o que não está, na empresa, no que diz respeito a processos e estratégias. Com um framework é possível definir melhores práticas, estabelecendo padrões que aprimorem esses fluxos, e os resultados obtidos podem ser facilmente medidos através dos KPIs.

Apoio ao mapeamento e monitoramento de riscos

Toda empresa requer uma gestão efetiva de riscos. Com o uso de frameworks de segurança da informação, é possível ter um maior controle das vulnerabilidades existentes garantindo um melhor mapeamento e monitoramento de riscos em potencial.

Esse tende a ser um grande diferencial para atuação preventiva e preditiva, já que quando as empresas não fazem a devida gestão de riscos, a atuação costuma ser reativa, que é quando o risco já se tornou um problema.

Sua empresa já faz uso de frameworks de segurança da informação?

Considerando os benefícios listados aqui, não deixe de aplicar já os frameworks de segurança da informação na governança da sua empresa. Você conferiu os benefícios de contar com essa facilidade e isso pode te ajudar a evitar sequestros digitais, inclusive.

Lembrando que se tiver dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, não deve deixar de escrever aqui!

ProgramaThor - Frameworks de segurança da informação

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar