Pode parecer simples, mas não é! Dar um feedback assertivo, ou seja, da maneira correta e que gerará bons frutos, é fundamental para estreitar laços com os subordinados, garantindo que haja confiança entre o time e a liderança. Veja então se você sabe como aplicar um feedback assertivo.

Antes de mais nada, o que define um feedback assertivo?

Feedback assertivo é a prática de avaliar e, também, comunicar o desempenho de um profissional, bem como possíveis pontos de melhoria, para ele mesmo, durante uma conversa. No entanto, um feedback bem aplicado começa muito antes da conversa com o subordinado, pois, é preciso que seja feita uma avaliação correta e justa, de seu trabalho, comportamento e performance.

Esse procedimento pode e deve ser aplicado em profissionais de qualquer setor e cargo; tendo o poder de melhorar as relações no ambiente de trabalho, a qualidade das entregas do time ou, desmotivar e afastar os funcionários, se mal aplicado. Outro ponto importante é que o feedback assertivo também pode fazer parte do processo de Outplacement.

O principal objetivo do feedback assertivo é estimular o desenvolvimento do profissional através de dicas sobre aquilo no que ele deve melhorar, além de reconhecer no que ele tem se destacado. Outro ponto importante é que o feedback serve para orientar um profissional sobre a sua aderência em relação as expectativas da empresa.

Aplicando um feedback assertivo

Confira algumas dicas para aplicá-lo corretamente:

  • Não se trata de criticar ou elogiar: diferente de uma crítica ou um elogio, o feedback deve oferecer informações consistentes que visem sempre incentivar a pessoa avaliada a melhorar a sua produtividade, relacionamentos interpessoais, questões comportamentais, a entrega de resultados, enfim; o que for necessário para o seu crescimento profissional. Outro ponto positivo do feedback assertivo é orientar sobre qual caminho o profissional deve seguir para evoluir em sua carreira.
  • Tenha embasamento para avaliar: durante uma avaliação é muito importante mostrar para o profissional que está sendo avaliado, que você possui conhecimento e experiência sobre aquilo que está abordando. Isso é fundamental para passar confiança, segurança e credibilidade; permitindo que o avaliador seja visto como uma fonte de apoio para o profissional. Além disso, tenha informações que embasem o que você diz, como datas, documentos, fatos, etc. Falar por falar, não agrega nada.
  • Seja imparcial e profissional: quem aplica o feedback deve se atentar para não misturar opiniões com orientações. Isso porque o feedback só é assertivo quando é feito com base em fatos baseados na realidade e objetivos da empresa. Além disso, não se esqueça da importância de zelar pela diversidade e aceitação no ambiente corporativo. Defender esses conceitos não são apenas papel do RH, mas de toda a empresa.
  • Considere um período adequado: é muito importante avaliar o profissional a médio ou longo prazo ou ainda, dentro de um período determinado pela empresa. Isso garante que o avaliador não considerará apenas os dias que antecedem a aplicação do feedback, mas sim as entregas e performance do profissional dentro de um período. 

Outro ponto importante é que, caso aconteça algo que necessite e de um feedback imediato, não é necessário esperar. Se você já possui as informações necessárias, tendo identificado pontos positivos ou negativos, agende o feedback.

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  • Gentileza gera gentileza: evite avaliar o caráter ou a personalidade do profissional. Isso pode fazer com que o mesmo se sinta atacado, causando desentendimentos. Foque no comportamento profissional, sempre com gentileza e respeito.
  • Opiniões pessoais ficam de fora: lembre-se de que você está avaliando as atividades e o desempenho no trabalho, portanto, é isso que deve ser levado em consideração. A não ser que algum quesito de âmbito pessoal, esteja impactando o trabalho do profissional. Mas ainda assim, tudo o que não for relativo ao trabalho, deve ser abordado com grande cautela e respeito.
  • Reconhecer e elogiar, é fundamental: não use o momento do feedback apenas para corrigir. Claro que é importante conversar com o colaborador sobre pontos de melhoria e comportamentos indesejáveis. Mas, é de suma importância valorizar e reconhecer os pontos fortes, as entregas, o desempenho, enfim tudo o que têm sido bem feito. Afinal, se não for assim, o momento do feedback ficará fadado como algo ruim.
  • Jamais faça comentários generalizados: tudo o que for dito durante o feedback deve ser direcionado ao colaborador em questão. Por isso, tanto elogios quanto críticas devem ser diretos. Por exemplo, não fale apenas: “você se saiu bem nessa atividade.” Para um feedback assertivo, é necessário detalhar as razões dessa percepção positiva, por exemplo: “tudo foi entregue dentro dos prazos e os reports diários que você me mandou, foram muito bons.”

Benefícios do feedback assertivo

Vale ressaltar que um feedback assertivo garante que:

  • Seja possível avaliar adequadamente as entregas dos funcionários;
  • Estimula diálogos construtivos;
  • Ajuda a solucionar situações de conflitos;
  • Permite identificar fatores que ajudam a melhorar o desempenho do profissional;
  • Possibilita ouvir a opinião do profissional sobre suas funções e entregas;
  • Haja diminuição nos processos trabalhistas;
  • Ajuda a definir novas metas e estratégias para o alcance de melhores resultados;
  • Estimula o profissional a alcançar suas expectativas dentro da organização;
  • Possibilita conhecer os objetivos profissionais dos funcionários.

Você se sente preparado para aplicar um feedback assertivo?

Um feedback bem aplicado garante que os participantes se sintam confortáveis, respeitados e compreendidos. Afinal, um feedback assertivo nasce a partir de um diálogo construtivo, baseado em informações concretas.

Você está de acordo com essas informações? Está preparado para aplicar um feedback assertivo? Deixe os seus comentários aqui!

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