Somente no mês de novembro de 2020, pesquisas estimam que havia ao menos 25 mil vagas disponíveis no mercado, para profissionais da área de TI. Isso evidencia que, além do aumento da demanda por esses profissionais devido às necessidades de tecnologia na pandemia; Falta profissionais de TI de capacitados. Mas por quê? Saiba mais nesse conteúdo!

Qual principal motivo da falta de profissionais de TI capacitados?

É fato que a procura por profissionais de TI tem aumentando muito nos últimos meses, em decorrência das necessidades imediatistas das empresas, em propor soluções digitais para se manterem ativas durante a pandemia. No entanto, a ausência de mão de obra qualificada em tecnologia, é um problema que aumentou, mas que já é conhecido há alguns anos. Enquanto o desemprego bate marcos históricos, sobra vagas na área de tecnologia.

E o que as empresas têm observado? Que os profissionais de TI brasileiros têm sido alvo das empresas estrangeiras! Isso mesmo: diversos países como Canadá, Alemanha, Austrália, Portugal e Estados Unidos; têm buscado profissionais de tecnologia aqui no Brasil.

Se por um lado é uma honra para o país, saber que tem oferecido uma das mãos de obra de tecnologia mais concorridas do mundo, por outro, as empresas locais acabam sofrendo com a dificuldade em preencher suas vagas. Surge então a necessidade de começar a focar na capacitação dos profissionais brasileiros, se quisermos, de fato, agilizar a transformação digital que se pretende executar no Brasil, em diferentes segmentos da economia.

vagas programathor

Desafio a ser enfrentado pelas empresas brasileiras

Essa disputa por profissionais qualificados tem tirado o sono de muitos profissionais de recrutamento e seleção. Afinal, nada mais desanimador quando se está realizando um processo seletivo, em vias de finalizar uma contratação, do que quando o candidato anuncia que não aceitará a proposta, pois, conseguiu uma oportunidade melhor.

Com isso, é preciso analisar o cenário e agir para se tornar uma empresa tão atraente quanto as estrangeiras. Dentre uma das maiores dificuldades, está o fato de que o Real tem valido muito pouco e, com isso, a contratação de excelentes profissionais por baixo custo, fica ainda mais atraente para as empresas de fora. É preciso então se reinventar e colocar muita generosidade nas propostas, para que as empresas brasileiras saiam vencedoras nessa disputa.

Outro ponto é que com tantas soluções que facilitam (e muito!) o trabalho remoto, muitos desses profissionais trabalham no Brasil, enquanto ganham em Dólar, Euro, etc. Enfim, o desafio é grande, mas algumas medidas podem ajudar as empresas brasileiras nessa disputa:

  • Análise a possibilidade de sua empresa investir em startups. Além de usufruir do know-how delas, ela pode absorver funcionários para seus projetos;
  • Aposte na capacitação de seus funcionários. Formar profissionais dentro de casa pode ser uma grande solução para não precisar buscar recursos no mercado;
  • Pesquise o mercado interno e externo e ofereça propostas condizentes;

  • Ao iniciar um processo de recrutamento e seleção, informe-se sobre a pretensão do candidato em trabalhar fora do país ou para empresas estrangeiras. O domínio do candidato em línguas de outros países, também pode direcionar essa tendência;

  • Busque alunos recém-formandos e capacite-os. Normalmente as empresas estrangeiras procuram profissionais com vasta experiência.

Que tal aproveitar o momento?

No momento em que o Brasil vive um boom em meio a transformação digital, chovem oportunidades únicas de trabalho para profissionais com as mais diversas especializações em tecnologia.

Aproveite esse déficit de profissionais de TI e conquiste já a sua vaga de programador! Além disso, muitas vagas oferecidas buscam exclusivamente mulheres, o que ajuda e muito a aumentar o protagonismo feminino em TI!

Se tiver dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema, não deixe de escrever aqui!

Falta de profissionais de TI

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar