Em um momento no qual as empresas têm aderido à Gestão 3.0 e dado grande importância no relacionamento interpessoal de seus times; entra em cena a importância das soft skills. Você já ouviu falar nesse termo? Siga em frente nesse conteúdo e tire as suas dúvidas!

O que são soft skills e qual a importância para as empresas

As soft skills são competências comportamentais importantes para que os profissionais sejam bem-sucedidos em suas atividades. Elas foram mapeadas ao longo de estudos, com base em características identificadas no dia a dia das empresas, características essas essenciais para que os profissionais se relacionem bem e, assim, alcancem os resultados esperados. 

De modo geral as soft skills estão relacionadas à capacidade do profissional em interagir com os demais profissionais da empresa, possuindo boa comunicação para solucionar conflitos, por exemplo. Além disso, essas competências também estão relacionadas a capacidade de trabalhar sob pressão e a adaptação à mudanças.

As empresas têm considerado as soft skills cada vez mais importantes devido ao fato de que é relativamente fácil capacitar um profissional em competências técnicas, bastando muitas vezes realizar cursos e treinamentos específicos. Enquanto o desenvolvimento de competências comportamentais tende a ser muito mais complexo para desenvolver.

Por conta disso, nos processos seletivos atuais os recrutadores têm dado preferência aos candidatos com boa capacidade de relacionamento interpessoal, entre outras competências comportamentais.

vagas programathor

Exemplos de soft skills

Confira alguns exemplos de soft skills:

  • Trabalhar bem em equipe;
  • Demonstrar empatia;
  • Trabalhar bem sob pressão;
  • Possuir bom autocontrole diante de situações de estresse;
  • Colaborar para manter um bom clima organizacional;
  • Possuir boa comunicação oratória, de preferência incluindo falar bem em público;
  • Ter atitude positiva;
  • Saber engajar os colegas e ser colaborativo;
  • Ser objetivo, carismático e paciente;
  • Ser flexível, sabendo se adaptar às mudanças. 

Como identificar as soft skills na hora da entrevista

De fato, não há melhor recurso para identificar as competências comportamentais do candidato, do que realizar uma entrevista ainda que seja online. Ainda que seja um “bate papo” por telefone ou vídeo chamada, é fundamental realizar uma entrevista para identificar ao menos as principais habilidades comportamentais de uma pessoa. 

E para ajudar nesse processo, é interessante usar algumas perguntas de teste, baseadas em situações que o candidato já viveu em seus trabalhos anteriores, considerando competências que envolvem flexibilidade, atuação em conflitos e trabalho em equipe. Alguns exemplos de perguntas são:

  • Você realizaria um trabalho que esteja fora da descrição da sua vaga?
  • Se seu líder te pressiona para entregar uma atividade que está com o prazo apertado, como você reage?
  • Como você lida com conflitos no ambiente de trabalho?
  • O que você pensa sobre trabalhar em equipe?
  • Você já pediu ajuda para alguém no trabalho? Como foi a experiência?
  • O que você pensa sobre ajudar os colegas de trabalho?
  • Como você lida com rodas de fofoca no ambiente de trabalho?

Outra ideia de como identificar as soft skills é aplicar testes comportamentais, com questionários simples e rápidos, que poderão revelar as habilidades emocionais e comportamentais do candidato.

Crie um checklist para te ajudar na identificação dessas competências

Apesar de ser relativamente fácil o conceito de soft skills, identificá-las nos candidatos entrevistados pode não ser uma tarefa tão fácil. Por isso, a nossa sugestão é que você crie um checklist com perguntas para consultar na hora da entrevista e assim, poder mapear as soft skills, conforme for identificando-as.

Lembrando que se você tiver outras dicas de como identificar as competências comportamentais do candidato, não deixe de compartilhar aqui conosco! Caso haja dúvidas ou comentários sobre o tema, escreva aqui também! E se você está em busca de uma nova oportunidade de trabalho como programador, consulte as vagas no site do ProgramaThor!

soft skills

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar