Quem é programador sem dúvida sabe do que se trata um deploy. Afinal, isso é algo que faz parte do dia a dia dessa profissão. No entanto, se você é um profissional de TI de outro segmento ou é um estudante ingressando na carreira de programador, pode ser que você tenha dúvidas sobre o que é deploy. Continue então essa leitura e saiba mais!

O que é deploy?

Do inglês, o termo deploy quer dizer implantar. Isso significa que essa é a etapa na qual a solução que o programador desenvolveu entra em produção, ou seja, sai do ambiente de testes e é “instalada” ou disponibilizada no ambiente onde precisa funcionar, de fato, que aquele em que o cliente final a utilizará. 

Quando o desenvolvimento de um site, por exemplo, é concluído e testado com sucesso, ele é disponibilizado na internet, passando então pelo processo de deploy. Por isso, inclusive, que o deploy costuma ser uma etapa temida pelos programadores, principalmente pelos iniciantes, afinal é o momento de mostrar que a solução criada funciona.

Mas entendendo o que é e como acontece o deploy, você compreenderá que essa etapa importante do desenvolvimento de uma solução não é nenhum bicho de sete cabeças. Inclusive, a revolução DevOps tem impactado significativamente a dinâmica da realização de deploy, facilitando-o.

Etapas de desenvolvimento

Para entender mais sobre o deploy, é importante conhecer cada uma das etapas de desenvolvimento de um sistema. Confira:

  1. Desenvolvimento

A etapa de desenvolvimento é a inicial, realizada no ambiente também chamado de desenvolvimento, que fica normalmente na máquina do programador. Nessa etapa, todo código fonte é escrito, bem como todas as configurações necessárias para que a aplicação funcione, são realizadas, sendo tudo isso passível de erros, pois, esse é um momento de criação.

  1. Testes

A aplicação vai para o ambiente de testes (ou de homologação, como também é conhecido) somente quando chega na etapa de conferir se ela está, de fato, funcionando conforme esperado. 

O grande diferencial aqui é que o ambiente de testes costuma reproduzir o ambiente de produção, de modo que seja possível executar a aplicação como se fosse no ambiente real em que ela será utilizada. E para ser disponibilizada para testes, a aplicação precisa passar pelo primeiro deploy.

  1. Produção

Após concluídos os testes, com correções de todos os possíveis erros identificados, além de ajustes e melhorias realizados, chega a etapa de realização do deploy da aplicação para o ambiente final, que é o de produção. 

Este ambiente é aquele no qual os usuários finais da aplicação terão acesso, para usá-la. Daqui em diante, a aplicação só passará por novos deploys em situações de manutenção.

Vagas ProgramaThor - deploy

Como realizar o deploy

Confira como funciona o processo de deploy em 4 etapas:

  • Ambiente: a infraestrutura necessária para desenvolver a aplicação é definida nessa etapa, podendo ser em uma máquina, na nuvem, servidor etc. É necessário que esse ambiente esteja preparado para rodar as linguagens de programação que serão utilizadas no desenvolvimento, incluindo a instalação de plugins, ferramentas de apoio, sistema operacional e outras configurações que sejam necessárias.
  • Infraestrutura: a infraestrutura necessária para que a aplicação rode em produção, ou seja, o ambiente necessário para que o deploy funcione para o cliente final, é definido aqui. Nessa etapa, servidor, banco de dados e tudo o que for necessário para subir a aplicação em produção, deve ser providenciado.
  • Otimização: essa etapa fica por conta dos “ajustes finos” necessários para que a aplicação (que já deve estar devidamente rodando em produção), seja otimizada. Alguns ajustes na infraestrutura, por exemplo, podem ser necessários para melhorar a performance da solução.
  • Domínio: deixamos essa etapa por último, porque ela só conta se o desenvolvimento for de um site. Nesse caso, é preciso definir um domínio para hospedar o site e colocá-lo no ar, na internet. Lembrando que as configurações de DNS (Domain Name System) são necessárias nesse caso, para conectar o site à internet.

Você pretende se tornar um programador?

Se você está pesquisando sobre esse tema porque deseja se tornar um programador, saiba que o mercado para essa profissão está em alta, com muitas vagas para todos os níveis, inclusive iniciantes. Não deixe de conferir também o nosso artigo sobre lógica de programação para aprender mais sobre o mundo dos programadores e, se tiver dúvidas e comentários sobre o tema, escreva aqui!

ProgramaThor - deploy

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar