Talvez você já tenha ouvido o termo Data Mining, mas não saiba exatamente do que se trata. Seja você um profissional da área de TI ou não, é importante conhecer termos populares de tecnologia, principalmente os que se referem a tecnologias emergentes.

Isso é muito importante para quem busca uma oportunidade na área de TI, como é o caso de programadores que estão à procura de uma vaga. Afinal, o mercado está bombando e é fato que vai se destacar quem estiver por dentro das principais tecnologias relacionadas a dados, como Big Data, BI e Analytics, Data Lake etc. Continue então essa leitura e saiba mais sobre Data Mining.

Antes de mais nada, de onde surgiu o Data Mining?

É fato que o homem, desde os primórdios, sempre aprendeu observando padrões, seja para estabelecer hipóteses ou descobrir regras. No entanto, com a chegada do computador e, principalmente com o surgimento dos canais digitais nos últimos anos, o volume de dados gerados aumentou absurdamente.

Alguns exemplos são as empresas que acumulam grandes volumes de dados diariamente em suas bases, provenientes em grande parte de canais operacionais. Normalmente esses dados são brutos, trazendo informações de vendas, por exemplo. Vale lembrar que esses dados são essenciais para determinar a saúde do negócio, bem como definir melhores estratégias. 

Com isso, tornou-se impossível a análise manual de dados para busca de padrões. A solução então foi trazer soluções tecnológicas para essa finalidade. O Data Mining surgiu para essa finalidade, apoiando muitas empresas em planejamentos estratégicos e tornando-as mais inovadoras e competitivas.

O que é Data Mining?

Conhecido também como Mineração de Dados, o Data Mining consiste na exploração e análise de uma grande quantidade de dados, com a finalidade de encontrar padrões consistentes que sejam relevantes para o negócio ou para a busca de soluções para problemas específicos.

Esse trabalho se dá através da associação ou sequenciamento temporal, a fim de encontrar relacionamentos sistemáticos com variáveis e novos subconjuntos de dados. Essa tecnologia é muito utilizada em Machine Learning.

Falando de plataforma, o Data Mining usa um conjunto de ferramentas e técnicas para tratativas utilizando algoritmos de aprendizagem e de classificação, baseados em redes neurais e estatísticas. 

Essas ferramentas possibilitam a exploração de um conjunto de dados, facilitando a evidência de padrões, apresentando agrupamentos de dados, hipóteses, regras, árvores de decisão, grafos etc.

Vagas ProgramaThor - Data Mining

Para que serve a Mineração de Dados

Em resumo, o Data Mining ou Mineração de Dados, permite identificar padrões de consumo, o que leva a conhecer melhor os clientes. Esses dados agregam muito valor ao negócio, apoiando as decisões estratégicas da empresa, ajudando a identificar tendências e permitindo ações mais alinhadas com o mercado e com a expectativa dos clientes.

Vale ressaltar que, embora a confusão seja comum, BI e Data Mining são duas tecnologias distintas, pois, enquanto o BI é utilizado para obtenção de dados brutos; o Data Mining subsidia a empresa com informações novas provenientes da análise desses dados brutos (seria um próximo passo após o BI), ajudando nas estratégias futuras através dos padrões identificados. 

Em resumo, BI funciona no plano tático, enquanto a mineração de dados, no estratégico.

O que você achou da tecnologia Data Mining?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o Data Mining, você acredita que essa solução é interessante para a sua empresa? Além disso, você acha que para o seu perfil profissional, é importante conhecer mais sobre a mineração de dados? Deixe aqui suas opiniões, bem como comentários e dúvidas sobre o tema! Não deixe de conferir também outros conteúdos em nosso blog!

ProgramaThor - Data Mining

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar