Você sabia que existem dois tipos diferentes de inteligência artificial? Pois é! E cada um foi criado para uma finalidade específica. Entenda quais são e as diferenças entre eles, nesse conteúdo!

Tipos de inteligência artificial: quais são?

Depois de ler nosso artigo sobre o que é a inteligência artificial, você deve ter ficado interessado em saber mais sobre essa tecnologia, certo? Por isso, decidimos detalhar um pouco mais o tema e informar aqui os diferentes tipos de inteligência artificial, que são:

Inteligência artificial simbólica

A IA simbólica é o tipo de inteligência artificial que simula o comportamento básico de pensamento do ser humano, ou seja, ela funciona com respostas objetivas sobre situações comuns, de acordo com o que um ser humano faria. Esse é o tipo de IA mais comumente utilizado.

A Inteligência artificial simbólica funciona assim: ela é baseada em uma programação criada para indicar quais respostas devem ser dadas pelo sistema, conforme os comandos recebidos. É muito comum a utilização desse tipo de inteligência artificial em programas “inteligentes” de respostas objetivas, como por exemplo corretores ortográficos e simuladores financeiros, dos tipos que seguem caminhos de respostas como se fossem fluxogramas.

A principal característica desse tipo de IA é que os programas que a utilizam dificilmente “aprendem” respostas novas e diferentes, a não ser que sejam novas condições para as mesmas respostas objetivas. Mas isso só ocorre se houver novas programações no sistema para inclusão dessas condições e respostas, novas, como novas condições dentro de um fluxograma.

vagas programathor

Inteligência artificial conexionista

A Inteligência artificial conexionista é muito mais robusta do que a simbólica, pois, simula a estrutura cerebral. Os criadores desse conceito de IA acreditaram que a inteligência está relacionada a forma como o cérebro processa as informações e não as informações somente. Dessa forma, como há inteligência no sistema cerebral, os especialistas em inteligência artificial utilizam o modelo cerebral de processamento de informação para desenvolver IA conexionista. 

Partindo desse princípio, é possível então criar sistemas realmente inteligentes, que aprendem conforme as situações mudam, gerando novas possibilidades de respostas. Esse funcionamento originou a tecnologia que conhecemos hoje como redes neurais.

Um exemplo muito comum do uso desse tipo de inteligência artificial é o Machine Learning, que aliado ao conceito de redes neurais, consegue aprender através da tentativa e erro, ao executar diferentes processos, independentemente das instruções pré programadas no sistema.

As inovações tecnológicas prometem muito ao nosso futuro!

A inteligência artificial aliada ao uso da nanotecnologia, promete o surgimento de inovações realmente significativas para o futuro da humanidade! Alguns exemplos são inovações na área da saúde, que visam oferecer tratamentos muito mais eficazes, ajudando a garantir não apenas mais qualidade de vida para a população, mas também, um aumento na expectativa de vida da população.

Vemos então, que se pode esperar grandes avanços nos sistemas e máquinas, além da forma como conhecemos e entendemos a mente humana atualmente. Por isso, é importante se manter antenado nos avanços tecnológicos, para não ficar por fora dessas inovações. 

Acompanhe sempre o nosso blog e fique por dentro dos temas mais atuais e importantes, como o artigo sobre o uso da inteligência artificial em tempos de pandemia! Além disso, caso queira contribuir com o nosso conteúdo, deixe seus comentários, dúvidas e sugestões, aqui!

tipos de inteligência artificial

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar