Nada melhor para garantir uma implantação de governança de TI realizada com sucesso, do que criar um planejamento bem estruturado com etapas bem definidas para este processo. Então, se você tem planos de usar governança de TI aí na sua empresa, acompanhe esse conteúdo e saiba quais são os pré requisitos para implantar a governança de TI.

Pré requisitos para implantar a governança de TI

Antes de saber como implantar a governança de TI, é importante saber que o planejamento dessa implantação deve ser dividido em ações com prazos curto, médio e longo. 

Fasear a implantação e estar atento aos pré requisitos é importante para que o processo seja ágil e organizado. Principalmente considerando que a adoção de uma área de gestão, controle e padronização, como a governança; não costuma ser tão simples. 

Confira então alguns pré requisitos para implantação de governança de TI, essenciais para incluir no seu planejamento: 

Tenha em mãos um bom planejamento estratégico de TI

Muito antes de pensar em implantar a governança na área, é importante que haja um bom planejamento estratégico de TI. Isso porque ele é fundamental para ajudar a garantir que os objetivos estratégicos de negócio da empresa, estão alinhados com as entregas da área de tecnologia.

O planejamento estratégico possibilita direcionar os esforços e competências com mais assertividade, além de apoiar com precisão o trabalho da governança. Vale lembrar que isso só é possível se o planejamento estratégico de TI estiver bem elaborado, considerando uma análise interna e externa da área, incluindo tudo aquilo que a mesma precisa fazer para apoiar as entregas da empresa, através da tecnologia. 

Portanto, pode ser que seja necessária uma revisão desse plano, como por exemplo, garantir que todos os projetos de TI estejam incluídos nele. Pois, ele servirá como base para nortear as ações da governança, então é importante que esteja muito bem elaborado, além de atualizado.

programathor

Gestão dos projetos de TI

É importante que a empresa tenha um escritório de projetos ou ao menos alguma metodologia (como a metodologia Ágil) ou pessoas com o papel de PMO, para garantir uma gestão efetiva dos projetos.

É essa gestão que vai aplicar as diretrizes da governança de TI para garantir que os projetos estão sendo entregues com as boas práticas exigidas.

A gestão de projetos prioriza os projetos essenciais, a fim de garantir que a empresa alcance os objetivos definidos a curto, médio e longo prazo; direcionando os trabalhos dessa forma e garantindo cumprimento de prazos, custos, processos e normas.

Consulte um catálogo de serviços da área

O catálogo de serviços é uma ferramenta fundamental para direcionar toda a empresa quanto aos serviços prestados pela área de TI, além de informar como as áreas de negócio têm acesso a eles. Nele constam todos os serviços que a área de TI presta para as áreas de negócio da empresa, com informações essenciais como:

  • O nome do serviço, 
  • Características do serviço,
  • Responsável pela sua execução,
  • SLA, 
  • Detalhes sobre como solicitar o serviço.

Medição de performance da área

KPIs são fundamentais para que a empresa tenha como medir a performance da área de TI (e de toda empresa!). Para certificar que a área de TI está realizando as entregas conforme esperado, é importante que haja uma análise periódica de indicadores chave para o negócio da empresa. 

Essa análise apoiará as diretivas da governança de TI, funcionando como um termômetro para reforçar a atuação da governança e o apoio as entregas para as áreas de negócio.

Lance mãos de frameworks de processo

Talvez esse seja o pré requisito para implantar a governança de TI, mais importante. Isso porque há vários frameworks de processos que são excelentes para ajudar nessa implantação. Informe-se sobre os frameworks mais famosos e identifique quais podem ajudar nesse processo. Certamente será muito mais fácil padronizar os processos da área de TI, com essa ajuda.

Pronto para a implantação da governança de TI?

Ao seguir os pré requisitos para implantar governança de TI que trouxemos aqui, você alcançará mais eficiência, organização e facilidade nesse processo. Por isso, não deixe de investir nessa estratégica, pois, a governança de TI tem se mostrado ainda mais importante em tempos de pandemia.

Se você tiver dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, registre-os aqui!

Pré requisitos para implantar a governança de TI

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar