Além de saber o que são soft skills e hard skills, é interessante descobrir como desenvolvê-las, pois, assim você poderá manter a sua competitividade no mercado de trabalho! Confira então as dicas que trouxemos aqui sobre como desenvolver soft skills e tenha destaque nos processos seletivos!

Dicas para desenvolver soft skills

Explore essas ideias para desenvolver as suas competências comportamentais e se destacar no mercado de trabalho, seja você um adepto da carreira em w ou em y:

1- Promova o autoconhecimento

Se conhecer é a melhor maneira para compreender e administrar as próprias emoções, como estresse, preocupações, ansiedade, etc. Afinal, conhecer a si mesmo é a melhor forma de descobrir quais competências você precisa aprimorar. 

No entanto, nem sempre é fácil alcançar o autoconhecimento, podendo ser necessário inclusive, auxílio profissional, como o de um psicólogo. De qualquer forma, você pode começar sozinho, através de algumas dicas como:

  • Identifique o que te ajuda a relaxar e manter a calma;
  • Procure focar nas situações em que você sente que está mais reflexivo sobre como se sente;
  • Converse com pessoas próximas e de confiança sobre o que você percebe em você e peça opiniões;
  • Procure inspirar outras pessoas por meio das suas atitudes;
  • Questione a si mesmo com perguntas reflexivas como por exemplo:
    • Como eu lido com mudanças?
    • Eu trabalho em harmonia com meus colegas de trabalho?
    • O que eu posso fazer para lidar melhor com situações de estresse?
    • O que as pessoas próximas dizem sobre minha maneira de se relacionar?

2- Seja organizado com suas atividades e seu tempo

As capacidades de organização e gestão de tempo, são algumas das soft skills mais importantes, inclusive porque elas são fundamentais para garantir uma boa produtividade. Você pode aprimorar essas competências organizando as suas atividades diárias e priorizando o que for mais importante. Dessa forma você conseguirá otimizar o seu tempo, percebendo o quanto você demora para fazer cada coisa.

vagas programathor

3- Peça e dê feedback

É muito importante saber dar e receber feedback, ou seja, falar e receber críticas construtivas e, também, elogios. Lembrando que isso deve ser feito sempre de forma respeitosa e construtiva.

Os feedbacks, quando feitos com responsabilidade e profissionalismo são muito importantes para melhorar os relacionamentos, além de identificar o que pode ser melhorado em si mesmo, pois, você deve usar os comentários e críticas para desenvolver as soft skills.

Vale lembrar que o propósito do feedback é evidenciar os pontos positivos e, também, os de melhoria; evitando ressaltar apenas os defeitos, sem desrespeitar ou ironizar, e sempre buscando reforçar os laços de confiança.

Como o maior desafio costuma ser ouvir um feedback, é fundamental tentar compreender a crítica da melhor forma, colocando-se em uma posição empática, humilde e resiliente.

4- Aprenda mais sobre as soft skills

Seja na internet com blogs, artigos, vídeos, etc.; ou em livros, palestras, workshops, treinamentos na empresa; enfim, você pode aprender muito sobre as soft skills, conhecendo mais detalhes sobre cada uma para então, aprender como desenvolvê-las. 

Vale reforçar que profissionais como psicólogos e coaches profissionais, podem ajudar com direcionamento sobre o que você precisa aprimorar, além de conduzir exercícios para apoiar o desenvolver de tais habilidades.

Outra forma de aprender mais sobre as soft skills é fazendo imersão com outros profissionais. Participe de projetos, interaja com seu time, peça opiniões, etc. Pois assim como você aprende mais sobre uma habilidade técnica quando a exercita, as habilidades comportamentais funcionam da mesma forma. 

5- Busque inspiração

Seja no seu ambiente de trabalho, no convívio com pessoas do seu dia a dia ou até mesmo aquela pessoa famosa que você admira muito: busque inspiração naquilo que você admira no outro, para se desenvolver. Um líder incrível, o colega que se relaciona bem com todo mundo, aquela pessoa que sabe se sair bem em qualquer situação, enfim, procure manter pessoas inspiradoras por perto e aprender com elas. 

As soft skills são importantes para a vida!

Um ponto bacana para destacar é que as soft skills são importantes não somente para o âmbito profissional para conseguir boas vagas de trabalho, mas também, para a vida de maneira geral. Afinal, vivemos em sociedade e com isso, temos um cotidiano repleto de interações com outras pessoas. É importante então que cada vez mais sejamos capazes de nos relacionar da melhor maneira possível, para viver bem!

Você gostou do conteúdo? Caso haja dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema, bem como outras dicas de como desenvolver soft skills, não deixe de escrever aqui!

desenvolver soft skills

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar