A comunicação é e sempre foi um dos maiores desafios do ambiente corporativo. Afinal, assim como uma comunicação eficiente é capaz de solucionar problemas e otimizar a performance de um time; a comunicação ruim é potencialmente prejudicial para o sucesso de qualquer projeto. Confira então esse artigo e descubra como melhorar a comunicação da equipe.

A importância de uma boa comunicação

A comunicação pode ser considerada até mesmo uma ferramenta de trabalho, pois, através da comunicação o time troca informações essenciais para manter e aprimorar a rotina de trabalho, garantindo as entregas em um dia a dia eficaz e produtivo.

Mas não é apenas isso, pois, uma boa comunicação entre o time também é fundamental para garantir um ambiente de trabalho agradável, com um bom relacionamento interpessoal na equipe, favorecendo a colaboração, as avaliações de desempenho e a troca de conhecimento.

vagas programathor

Como identificar problemas de comunicação no time

Uma equipe que sofre com problemas de comunicação, tende a dar sinais como:

  • Há atrasos recorrentes nas entregas;
  • Ao surgir um problema, o time não se apoia para solucionar;
  • Os profissionais do time são individualistas;
  • Em uma equipe grande pode haver silos no time;
  • Os profissionais do time não sabem bem das demandas e prioridades dos colegas;
  • Há pouca ou nenhuma descontração entre o time, como happy hours ou até mesmo almoços e pausas para o café, juntos;
  • Há pouca colaboração entre o time;
  • O time parece desmotivado ou pouco envolvido com as entregas;
  • O time se sente inseguro para expor suas opiniões e ideias.

Dicas para melhorar a comunicação na equipe

Para melhorar a comunicação na equipe e garantir que o time se entrose mais e se apoie, é importante tomar algumas atitudes que favoreçam o relacionamento, a troca de informações e que incentivem o time a perceber a importância de se comunicar bem. Confira:

  1. Disponibilize canais de interação para o time: tratando-se de um time de TI, que respira tecnologia, é comum que a comunicação ocorra mais facilmente e deliberadamente através de ferramentas de comunicação como “chat” (Skype e Microsoft Teams, por exemplo) ou grupos no WhatsApp; além é claro, do e-mail.
  2. Promova o feedback 360: esse tipo de feedback permite que subordinados e líderes deem e recebam feedback. Isso é importante para que todos descubram seus pontos fortes e entendam no que é preciso melhorar, dando a liberdade de todos exporem as suas percepções e pontos de vista.
  3. Incentive atividades que reúnam o time: seja no dia a dia do trabalho ou em alguma oportunidade de happy hour, incentive a interação e a participação de todo o time.
  4. Celebrem as conquistas: é muito importante reunir o time para comemorar as entregas e realizações. Isso ajuda o time se unir e faz com que todos se sintam parte importante do grupo.
  5. Incentive a colaboração de todos nas reuniões: durante as reuniões, é importante que todos tenham espaço para falar e se sintam à vontade para expor suas ideias e opiniões.
  6. Os erros devem ser vistos como oportunidades de aprendizado: jamais se deve expor alguém que erra. É importante que o time se sinta acolhido diante de um erro e que o foco seja solucionar o problema e não fazer “caça às bruxas”.
  7. O time deve se conhecer: quanto mais o time se conhecer, entendo os perfis de cada membro, mais fácil será a comunicação.
  8. Reconheça a colaboração e a troca de conhecimento: é importante que o time perceba a importância de contribuir entre si, se ajudando e compartilhando conhecimento. Apresente materiais sobre essa necessidade e mostre os ganhos em agir dessa forma.

>> Leia também: “Comunicação não violenta em TI: interação saudável, colaborativa e respeitosa!

Alcance os benefícios de uma comunicação adequada no seu time!

Com esse conteúdo, você compreendeu a importância de melhorar a comunicação na equipe? Caso você tenha identificado que há necessidade de melhora no seu ambiente de trabalho, aplique as dicas sugeridas aqui e comprove os benefícios de uma boa comunicação entre o time. No blog da ProgramaThor, temos um artigo sobre como ser mais produtivo, vale a oena conferir! Caso haja dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema escreva aqui!

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar